A ideia é a alma do negócio

A Biblioteca Municipal de Estarreja recebeu uma sessão de apresentação do Labe Aveiro Region com o objetivo de estimular o espírito empreendedor e a criação de ideias. O projeto tem como objetivo formar potenciais empreendedores.

quarta, 29 de janeiro 2014

A Biblioteca Municipal de Estarreja recebeu no dia 22 de janeiro uma sessão de apresentação do Labe Aveiro Region com o objetivo de estimular o espírito empreendedor e a criação de ideias. Um projeto da Universidade de Aveiro, integrado na Incubadora de Empresas da Região de Aveiro, que vai potenciar o trabalho realizado sobre o Empreendedorismo dinamizado pelo Município de Estarreja nos últimos anos.

Start-up, empreendedorismo, pitching, incubadora de empresas, plano de negócios, ideias, inovação são palavras que muito têm circulado, impulsionadas por uma recém-chegada geração de empresários e gestores, criadores de novos ramos de atividade e mercados. Esta contagiante procura do próprio negócio ganha cada vez mais adeptos e é nesse ponto que entra o Laboratório de Empreendedorismo - Labe Aveiro Region da Unidade de Transferência de Tecnologia (UATEC), da Universidade de Aveiro (UA).

Esta iniciativa tem como objetivo formar potenciais empreendedores, facultando-lhes competências multidisciplinares que permitam desenvolver e implementar uma ideia de negócio, visando a criação de uma empresa. Integrado na Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA), o programa do Labe Aveiro Region é constituído por cinco fases: sessões de Divulgação, Workshops Temáticos, Candidaturas, Laboratório de Ideias e Validação.

O Município de Estarreja associou-se a esta iniciativa e recebeu, na tarde do dia 22 de janeiro, a sessão de divulgação do projeto. Eva Andrade, gestora de projetos da UATEC esteve no auditório da Biblioteca Municipal de Estarreja reunida com dezenas de interessados, entre eles os alunos do 11º e 12º anos da Escola Secundária de Estarreja.

Em Estarreja, o Núcleo de Empreendedorismo da Escola Secundária de Estarreja, a Incubadora de Empresas do Município e os vários concursos de empreendedorismo realizados em parceria com empresas como a Dow Portugal, através da DESTAC – Associação para O Desenvolvimento do Centro Urbano de Estarreja, fazem com que estas temáticas não sejam novidade para a população.

“Esta é uma matéria que não é novidade para nós, em Estarreja. Temos ao longo dos últimos anos feito um conjunto de ações de sensibilização para esta temática que é fundamental para o futuro de todos nós”. Palavras de João Alegria, Vereador da Educação e Cultura da Câmara Municipal, que marcaram a abertura da sessão do Labe Aveiro Region. Para o autarca este trabalho em rede e de articulação com a IERA e a UATEC é muito positivo para a construção de uma “prática ativa onde o empreendedorismo não seja só uma moda ou saída para todas as situações, mas que crie uma cultura diferente, ativa, com ideias, para o desenvolvimento pessoal e também económico da sociedade”.

O Labe Aveiro Region regressa a Estarreja em fevereiro

Além da sessão de divulgação, a Biblioteca Municipal de Estarreja recebe a segunda fase do Labe Aveiro Region. Um Workshop de Marketing e Estratégia, uma das áreas que será trabalhada pelos grupos selecionados no Laboratório de Ideias (fase 4 do projeto). São realizados Workshops Temáticos em cinco municípios, todos eles em áreas diferentes. Eva Andrade alertou para a importância de todos estes workshops serem frequentados por quem queira submeter a candidatura ao Laboratório de Ideias. A gestora de projetos da UATEC salienta que “há também um investimento por parte do empreendedor”, referindo-se à postura ativa face à aprendizagem e procura de conhecimentos.

Depois dos workshops temáticos, decorre a fase de submissão de candidaturas (até 23 de fevereiro) ao Laboratório de Ideias que tem início a 5 de março e que termina a 23 de abril. As sessões para os futuros empreendedores selecionados acontecem em horário laboral na UA. “A mais-valia deste projeto é a sua rede de mentores”, pessoas com prática na criação de empresas e com uma vasta rede de contactos, revela Eva Andrade, explicando que “será apenas selecionada uma ideia por Município”. No total são 12 ideias que avançam para os trabalhos no âmbito do Laboratório de Empreendedorismo. O carácter inovador e diferenciador, a capacidade de criação de emprego são alguns dos principais critérios de seleção.

No final do Laboratório de Ideias, os empreendedores devem ainda candidatar a sua ideia ao concurso Empreende+ que irá premiar os melhores projetos nas categorias de Inovação Regional, Social, Tecnológica e Criativa. Um impulso monetário que pode ajudar na criação da empresa. Mas Eva Andrade deixa a ressalva: “Não há ideia que não vingue por falta de dinheiro. Se for uma boa ideia não faltará quem queira investir”.

Veia empreendedora dos jovens estarrejenses

Apesar de não pensarem para já em projetos futuros, os alunos do Curso Profissional da Escola Secundária de Estarreja vêem-se como proprietários de uma empresa quando terminarem os estudos. Paulo Almeida, do 12º ano de Marketing, acredita que “no futuro, criar o próprio negócio é uma mais-valia”, trabalhando com a sua própria equipa e ideia. Sara Tavares está ciente da responsabilidade de um empreendedor: “poderei ter mais trabalho, mas dar bom resultado”, revela a aluna do 11º ano de Gestão que “gostava de trabalhar por conta própria”.

:: Inscreve-te em www.ua.pt/uatec