“Um grande Carnaval é o que podem esperar” em Estarreja

O presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, e o presidente da direção da Associação do Carnaval de Estarreja, Pedro Mendes, assinaram o contrato programa que estabelece os moldes da cooperação financeira e de apoio organizativo e logístico da edição de 2014 do Carnaval de Estarreja

quinta, 30 de janeiro 2014

O presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, e o presidente da direção da Associação do Carnaval de Estarreja (ACE), Pedro Mendes, assinaram o contrato programa que estabelece os moldes da cooperação financeira e de apoio organizativo e logístico da edição de 2014 do Carnaval de Estarreja. Contabilizando o subsídio corrente a conceder à ACE (38.000€) e o conjunto de obrigações atribuídas à autarquia, a Câmara Municipal assegurará uma despesa global de 74 mil euros destinada à organização dos festejos carnavalescos.

Encarado como um evento âncora da estratégia da política cultural municipal, o “Carnaval de Estarreja é uma marca do nosso Município, da região e do país, e é reconhecido como um fator de atratividade turística, sendo claramente uma alavanca do desenvolvimento local e regional”, refere o preâmbulo do protocolo hoje assinado.

O documento vem reforçar “a parceria entre a Câmara Municipal e a ACE, garantindo meios financeiros, logísticos e humanos, em regime de coorganização, imprescindíveis à boa organização do Carnaval 2014”, especificando as obrigações de cada uma das entidades (financeiro, organizativo e logístico) nas diversas dimensões do evento: Marchas Luminosas, Carnaval Adulto, Carnaval Infantil e outras festas.

“Sem este protocolo não seria possível organizar o carnaval”, referiu Pedro Mendes após a assinatura. A incerteza das condições climatéricas deixa a organização receosa, mas espera-se que o S. Pedro não desiluda. Se tal acontecer, em caso de anulação dos desfiles, a autarquia concederá um apoio extra de 20 mil euros, valor que será deduzido ao subsídio corrente a atribuir no Carnaval de 2015. Desta forma, “a Câmara contribuirá para atenuar o prejuízo que possa daí advir”.

Até lá, faça chuva ou faça sol, os grupos estão a trabalhar a todo o ritmo para garantirem um inesquecível espetáculo. A festa é vivida intensamente pela comunidade não apenas durante os festejos, mas ao longo de meses de trabalho empenhado de centenas de profissionais e voluntários.

“Um grande Carnaval é o que podem esperar. Os grupos têm-nos surpreendido com a sua capacidade de imaginação e inventiva, apesar de trabalharem com parcos recursos e, mantendo a linha do que tem sido feito nos últimos anos, vamos ter um muito bom Carnaval”
, antecipa Pedro Mendes.

A acompanhar os 14 grupos participantes (5 escolas de samba, 8 grupos de folia e um de passerelle), reinará um monarca especial. José Castelo Branco vai este ano subir ao trono dos festejos nos desfiles de 23 de fevereiro e 2 de março. “A figura pública convidada para desempenhar o papel de rainha é José Castelo Branco. Uma figura divertida, que irá arrancar boa disposição e sorrisos de toda a gente. O Carnaval é isto mesmo, entusiasmo, alegria e representação”, afirma o responsável pela ACE.

Também ao nível da acomodação do público, a organização está a reforçar as condições de conforto para os espectadores, aumentando o número de lugares sentados com cadeira para 2500, “numa aposta sustentada para que tenhamos cada vez mais público”.

Pedro Mendes remata sublinhando que “o nosso Carnaval tem muita qualidade, estamos a reforçar as condições para os espectadores. Só falta que o público venha ver e fique fã!”

Mais de dois milhares de figurantes

O desfile infantil (dia 4 março) e os corsos principais (dias 23 de fevereiro e 2 de março) contam com a participação de mais de dois milhares de figurantes. Além do mais,

O Carnaval já se vive na cidade com vários eventos que decorrem ao longo de meses e que antecedem o programa oficial. A animação noturna é uma constante e o envolvimento da comunidade bastante evidente, dando a este evento características muito particulares. Este ano a Tenda da Festa, a instalar na Praça Francisco Barbosa, será explorada por 4 escolas de samba do concelho, que garantirão 7 noites de animação com entradas livres.

Carnaval de Estarreja 2014
Programa 21 fevereiro ~ 4 março