“EURO Mini-conference on Optimization in the Natural Sciences”

Evento internacional decorre na UA e passa pela Casa-Museu Egas Moniz

Cerca de 6 dezenas de participantes na conferência internacional “EURO Mini-conference on Optimization in the Natural Sciences” vão visitar a Casa-Museu Egas Moniz na próxima sexta-feira.

quarta, 05 de fevereiro 2014

Cerca de 6 dezenas de participantes na conferência internacional “EURO Mini-conference on Optimization in the Natural Sciences” vão visitar a Casa-Museu Egas Moniz no dia 7 de fevereiro de 2014, próxima sexta-feira. O evento realiza-se na Universidade de Aveiro (UA) entre os dias 5 e 9 de fevereiro, numa organização do Departamento de Matemática.
 
Inserida no programa social do evento, a visita à Casa-Museu Egas Moniz, situada em Avanca, é incontornável quando estamos perante um dos nomes da medicina mundial, criador da psicocirurgia e único Prémio Nobel português de ciência.
 
Um conjunto notável de descobertas científicas realizadas por Egas Moniz valeram-lhe a atribuição do Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia em 1949, pela descoberta da leucotomia pré-frontal. Quatro anos antes, em 1945, foi distinguido com outro prémio internacional de prestígio, o Prémio de Oslo pela descoberta da Angiografia Cerebral (realizada pela primeira vez em 1927).
 
Figura multifacetada, António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz (Avanca, 29 de Novembro de 1874 — Lisboa, 13 de Dezembro de 1955) foi médico, neurologista, cientista, professor, político, escritor, ensaísta e industrial.
 
O objetivo da conferência que se realiza em Aveiro é discutir a mais recente investigação em otimização e a sua aplicação nas ciências naturais. Pretende-se ainda encorajar a troca de conhecimento e de resultados alcançados recentemente nesta área e estabelecer colaborações entre investigadores que trabalham nas áreas de: ciências computacionais, otimização, estatística, física, química, biologia e ciências médicas.
 
Os oradores convidados são: Leonid Bunimovich, do Georgia Institute of Technology, Atlanta, USA; Giuseppe Buttazzo, do Department of Mathematics, University of Pisa, Italy; Aleksander Dudin, da Belarusian State University; Michael Greenacre, do Department of Economics and Business, University Pompeu Fabra, Barcelona, Spain; Georgui Smirnov, da Universidade do Minho; e Sergei Tabachnikov, da Pennsylvania State University, Department of Mathematics, USA.
 
 
Mais informações na página do evento