Nestlé Portugal: há 90 anos a produzir em Portugal

Data assinalada no berço da empresa em Avanca

O berço da Nestlé em Portugal recebeu a cerimónia de encerramento das comemorações do seu 90º aniversário. O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e o Ministro da Economia, António Pires de Lima, visitaram aquela que foi a primeira fábrica da empresa em Portugal, em Avanca.

quarta, 12 de março 2014

O berço da Nestlé em Portugal recebeu a cerimónia de encerramento das comemorações do seu 90º aniversário. O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e o Ministro da Economia, António Pires de Lima, visitaram aquela que foi a primeira fábrica da empresa em Portugal, em Avanca.

Inaugurada em 1923 pelas mãos do professor Egas Moniz, Nobel da Medicina, a unidade de Avanca foi também a primeira fábrica de leite em pó do país.

Antes de felicitar a Nestlé “pelo enorme contributo que deu ao desenvolvimento económico e social do Município de Estarreja, da região e do país, ao longo destes 90 anos de árduo trabalho e sucesso empresarial”, o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, sublinhou que “foi aqui, em Avanca, que o Prof. Egas Moniz, nosso prémio Nobel da Medicina, ciente das dificuldades provenientes da crise ao nível da alimentação infantil, impulsionou a indústria Leiteira, criando a primeira fábrica de leite em pó no ano de 1923 – a Sociedade de Produtos Lácteos, Lda. – que viria a ser o berço da NESTLÉ em Portugal”.

Hoje, a fábrica de Avanca “é um modelo de excelência no universo Nestlé que, no todo das suas várias unidades fabris em Portugal, garante cerca de 1850 postos de trabalho”, referiu o autarca estarrejense.

Em Avanca são produzidas, entre outras, as emblemáticas (e portuguesas) marcas CERELAC, NESTUM, MOKAMBO e CHOCAPIC – uma grande parte destinada à exportação – sendo a unidade industrial considerada especialista europeia no fabrico de produtos à base de cereais. A Fábrica de Avanca exporta metade das 37 mil toneladas de produtos que fabrica anualmente, fazendo-os chegar a mais de 40 países em três continentes. Em 2013 o volume de exportação da Nestlé Portugal rondou os 88,5 milhões de euros (20% do total do valor de negócios). Ao longo dos últimos cinco anos, a Nestlé investiu 85 milhões de euros nas suas operações em Portugal.

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, mostrou-se impressionado “com a variedade de produtos que esta empresa produz e comercializa no nosso mercado alimentar”, numa evolução que tem sido “notável”. Sublinhou ainda “o facto muito positivo da Nestlé procurar abastecer-se essencialmente em Portugal, o que já acontece em mais de 80% das suas aquisições em matérias-primas”. Cavaco Silva registou ainda com satisfação “a contribuição da Nestlé em termos de emprego, com os seus atuais 1850 trabalhadores. E registo ainda com maior satisfação o seu compromisso de criar até 2016 mais 500 empregos para jovens com menos de 30 anos”.

Eco Parque Empresarial com condições únicas

Durante a sessão que decorreu na fábrica avancanense e vincando uma das grandes apostas no âmbito da Estratégia de Desenvolvimento Territorial Integrado, Diamantino Sabina afirmou que “é este exemplo de excelência e capacidade empreendedora do tecido empresarial que queremos continuar a atrair e promover no nosso Município. Temos um Eco Parque Empresarial que dispõe de condições únicas para que, nesta altura em que começamos a perceber alguns sinais estáveis da retoma económica, os empresários invistam e se fixem, criando postos de trabalho, desenvolvendo a economia local e regional”.

Incontornável foi a referência “a uma grande marca cultural do nosso território, situada precisamente nesta freguesia de Avanca: A Casa Museu Egas-Moniz. Temos um património impar, que queremos potenciar e valorizar a nível nacional e Internacional, criando parcerias e sinergias com diversas entidades, fazendo pontes com as neurociências, com as artes, com o ambiente, com a saúde e estilos de vida saudáveis e com a educação”.

Na perspectiva do autarca, a Nestlé Portugal, “pela sua origem, história e ligação ao eterno Prof. Egas Moniz e ao município de Estarreja será sempre um parceiro de excelência em potenciais projetos inovadores que, poderão engrandecer, ainda mais, os nomes de Avanca e de Estarreja e a marca Nestlé no País e no mundo”.