Era uma vez... na Casa-Museu Egas Moniz

22 março, sábado :: 10h30 + 12h30 [inscrições até amanhã, dia 14]

É renovado o convite aos mais novos para que visitem a casa onde o cientista viveu a sua infância. Partindo das vivências de infância de Egas Moniz na Quinta do Marinheiro, em Avanca, é contada uma história onde serão evidenciadas as facetas e personalidade do Prémio Nobel da Medicina. Uma iniciativa LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa.

quinta, 13 de março 2014

"Os Museus por modestos que sejam são centros de educação e regalo espiritual”. A iniciativa “Era uma Vez… na Casa-Museu Egas Moniz”, dirigida ao público infantil, apropria-se das palavras de Egas Moniz, renovando o convite aos mais novos para que visitem a casa onde o cientista viveu a sua infância.  

Marcada para o dia 22 de março, com sessões às 10h30 e 12h30, para crianças dos 6 aos 12 anos, a visita parte das vivências de infância de Egas Moniz na Quinta do Marinheiro, em Avanca, para contar uma história onde serão evidenciadas as facetas e personalidade do génio galardoado com o Prémio Nobel da Medicina em 1949, único em Portugal, e aspetos da sua meninice que viriam a ser marcantes na idade adulta. As inscrições decorrem até amanhã, sexta-feira, dia 14 de fevereiro.

No livro “A Nossa Casa”, publicado em 1950, Egas Moniz narra a sua infância em torno da Casa do Marinheiro, “donde a família provém. Ali todos se juntavam em dias festivos; templo de confraternização, amizade e harmonia em que sempre viveu a minha gente”. Nessa casa nasceram os seus antepassados e nela nasceu o Professor Egas Moniz.
 

Contar uma história num espaço intimista

Um excerto da obra descreve uma traquinice da infância, que promete cativar os pequenos visitantes. Descobrirão outros aspetos curiosos da sua vida, como a história da sua primeira namorada, o jogo da canastra, os banhos de mar na Torreira, as vivências junto ao Rio Gonde, o 1º exame… bem como um sem nunca acabar de pormenores que fizeram dele uma criança igual a tantas outras. A história terminará com um jogo… no interior da Casa-Museu.

A Casa Museu Egas Moniz representa um marco cultural por excelência, que o seu patrono nos quis legar, para que na sua redescoberta, se possa interpretar a mensagem que presidiu à sua constituição: “As grandes escolas de Artes plásticas são os Museus. Quisera um em cada cidade, em cada vila e em cada aldeia para que o povo se elevasse na comunhão espiritual de Belo”.

Neurologista, investigador, professor e escritor, Egas Moniz é uma figura incontornável da Ciência, ainda hoje considerado o precursor das modernas técnicas da imagiologia cerebral e da psicocirurgia, ao conceber a angiologia cerebral e a leucotomia pré-frontal.


:: PRÓXIMA SESSÃO: 22 MARÇO [10h30 + 12h30]
INSCRIÇÕES ATÉ DIA 14 FEVEREIRO, SEXTA-FEIRA

Através do email museuegasmoniz@cm-estarreja.pt

[Número mínimo de participantes 5 crianças :: número máximo 12 crianças | Idades dos 6 aos 12 anos]

+ INFO http://www.casamuseuegasmoniz.com/

 

Uma iniciativa LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa