Domínio hídrico: inventário de documentos de titularidade disponíveis on-line

O Arquivo Municipal de Estarreja disponibiliza na internet o recenseamento de documentos dos séculos XIX e XX, que poderão auxiliar na prova de titularidade de terrenos em Domínio Hídrico.

sexta, 14 de março 2014

Em virtude da grande afluência de utentes que procuram informação documental relacionada com os recursos hídricos, o Arquivo Municipal de Estarreja disponibiliza esse recenseamento na página da Câmara Municipal na internet, aqui, facilitando o acesso aos interessados, tornando essa tarefa rápida e gratuita e permitindo pesquisas mais objetivas.

Proprietários de terrenos abrangidos por zonas marinhas têm procurado no Arquivo Municipal documentos que comprovem que tais parcelas já eram privadas antes de 31/12/1864.

Agora, na página da internet da Câmara Municipal, encontra-se disponível o recenseamento de algumas das tipologias de documentos e que poderão servir de base para a prova de titularidade dos recursos hídricos adquiridos por particulares sobre parcelas de leitos e margens públicos:

. Processos de Aforamentos

. Processos de Autos e Vistorias

A grande afluência ao Arquivo Municipal em busca de documentos antigos prende-se com o facto de as freguesias do Município da Murtosa, terem pertencido ao concelho de Estarreja até 1926, e se localizarem geograficamente numa região abrangida pela Ria de Aveiro e Praia da Torreira.

Como a documentação da época em causa se encontra no Arquivo Municipal de Estarreja, há documentos que estão a ser consultados na tentativa de servirem de prova de título privado tais como: os Processos de Aforamento, Escrituras do Notário Privativo da Câmara Municipal, Testamentos, Autos de Vistorias e Demarcações de Terrenos.

O recenseamento da Série “Processos de Aforamentos” já havia sido publicado na Revista Terras de Antuã nº 5 o que levou a uma grande procura da revista por parte de proprietários de terrenos no Município da Murtosa.

Caso os interessados pretendam consultar os processos ali referenciados, deverão dirigir-se ao Arquivo Municipal de Estarreja, que se localiza no Edifício dos Paços do Concelho.

Prorrogação do prazo para reconhecimento de direitos sobre leitos e margens públicos

Foi publicada em Diário da República a Lei nº 78/2013, de 21 de novembro, que prorroga até 1 de julho de 2014 o prazo para obter o reconhecimento de direitos adquiridos por particulares sobre parcelas de leitos e margens públicos, intentando a correspondente ação judicial junto dos tribunais comuns.

Para mais informações atinentes à titularidade dos recursos hídricos, contactar a Divisão de Ordenamento e Valorização através do número 214 721 479 ou remeter um e-mail para maria.freitas@apambiente.pt com identificação do prédio e dos seus limites, juntando imagem com enquadramento/localização geográfica do mesmo.

[www.apambiente.pt]

LEI-34-2014-DOMINIO HIDRICO-2ª ALTERAÇÃO