VII Feira da Juventude, Formação e Proteção Civil

3 e 4 abril 2014

segunda, 17 de março 2014

Um marco anual na vida dos jovens estudantes estarrejenses. A 7ª edição da Feira da Juventude, Formação e Proteção Civil está de regresso ao Multiusos de Estarreja, situado no Parque Municipal do Antuã. Decorrerá nos dias 3 e 4 de abril de 2014, entre as 9h30 e as 17h30, com entradas livres.

Numa organização conjunta da Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas de Estarreja, a iniciativa pretende divulgar junto da população escolar e comunidade em geral informações sobre emprego, saídas escolares e profissionais, empreendedorismo e mercado de trabalho.

A Mostra Formativa contará  com a presença de mais de 2 dezenas de entidades, que irão fornecer um conjunto de informações escolares e profissionais, bem como orientações vocacionais, para que as opções futuras dos jovens sejam mais conscientes e melhor consolidadas.

Escolas profissionais, estabelecimentos de ensino superior, conservatório de música, forças militarizadas, representantes da Proteção Civil reúnem-se num mesmo espaço para dar a conhecer os seus serviços e a sua oferta educativa e formativa aos jovens em idade escolar das escolas do 3º ciclo e ensino secundário.

Procurar informação sobre percursos formativos, saber mais sobre formação técnica e empreendedorismo ou determinada profissão, perceber a atividade das forças de segurança ou como seguir a carreira militar, são alguns dos esclarecimentos que os jovens podem encontrar nesta ação que atrai centenas de estudantes que terminam os seus ciclos de estudos, do 9º e 12º anos, assim como muitas pessoas da comunidade.

Para além da mostra formativa de diversas instituições, de uma forte e constante animação e de um conjunto de workshops, nesta edição haverá a estreia da iniciativa “O Palco é teu”, com o objetivo de revelar muitos dos jovens talentos de Estarreja, e ao longo dos dois dias do certame, a Escola Municipal de Desporto organiza um peddypaper numa vertente mais lúdica.

Aproximar a Proteção Civil à população

A Feira inclui pelo terceiro ano consecutivo a vertente dedicada à Proteção Civil (PC), com o objetivo de aproximar a população às entidades de PC, mantendo a abertura à informação, formação e sensibilização sobre esta temática, transversal a todas as idades. No Parque do Antuã decorrerá pela primeira vez um salvamento aquático, numa demonstração realizada pelos Bombeiros Voluntários de Estarreja e inserida na vertente da Proteção Civil.

Dia 3, quinta-feira
09h30 Sessão de Abertura

10h30 "O Palco é teu"
Apresentação de jovens talentos nas diversas áreas artísticas

11h00 Workshop “À Descoberta do Teu Talento”
Jovens com carreiras de sucesso nas diversas áreas

14h00 Exercício da Proteção Civil “Salvamento Aquático”
Demonstração realizada pelos Bombeiros Voluntários de Estarreja para promoção de conhecimentos.

15h00 Carreiras Militares
Sessão de esclarecimento sobre os vários ramos das Forças Militarizadas

16h00 “O Palco é teu”

Dia 4, sexta-feira
10h30 “O Palco é teu”

11h00 Workshop “Ensino Superior no Estrangeiro”
Divulgação de várias hipóteses de estudo, no estrangeiro e acompanhamento em toda a burocracia necessária.

14h30 Carreiras Militares

15h30 Sessão de relaxamento
Filomena Almeida, Serviço de Psicologia Vocacional IPNP - Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto

Dias 3 e 4