Bolsas de Estudo do Ensino Superior 2013/14

A Câmara Municipal promove a Sessão da Atribuição de Bolsas de Estudo do Ensino Superior 2013/14, esta sexta-feira, pelas 18h, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, presidida pelo Presidente da Autarquia, Diamantino Sabina.

quinta, 20 de março 2014

A Câmara Municipal de Estarreja promove a Sessão da Atribuição de Bolsas de Estudo do Ensino Superior 2013/14, esta sexta-feira, dia 21 de março de 2014, pelas 18h00, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, presidida pelo Presidente da Autarquia, Diamantino Sabina.

Nesta 5ª edição, todos os candidatos foram contemplados com este apoio municipal, nos termos do nº 3 do art.º 2º do Regulamento para Atribuição das Bolsas de Estudo do Ensino Superior, ultrapassando pela primeira vez o limite habitual das 10 bolsas de estudo. O Executivo Municipal aprovou esta medida para minorar o agravamento da situação económica e social das famílias, fruto da crise económica que atravessamos, e possibilitar assim que mais jovens do nosso concelho possam assegurar a continuação da sua formação com sucesso.

No presente ano letivo, 14 jovens beneficiam da bolsa mensal de 50.€. As bolsas de estudo têm uma duração máxima de 10 meses, correspondente ao ano escolar, totalizando um apoio de 500 € por cada estudante.

Com a criação das Bolsas de Estudo do Ensino Superior em 2009, a Câmara passou a auxiliar na formação qualificada dos jovens mais desfavorecidos economicamente. Entre 2009 e 2013, foram atribuídas 40 bolsas de estudo.

A educação e formação dos jovens estarrejenses são fatores essenciais para o desenvolvimento económico e social do concelho e da região. A autarquia considera que sem prejuízo do contributo de todos, desde logo da família e da escola, incumbe também às autarquias locais, especiais responsabilidades na educação e ensino dos jovens, não podendo as diferenças económicas e sociais, serem fatores impeditivos do acesso à educação e à formação.

Em nome destes princípios, a Câmara Municipal de Estarreja assume como constituindo sua obrigação estimular e motivar os jovens para estudarem, contribuir para a construção individual dos seus percursos formativos, ajudar à sua formação qualificada e financeiramente apoiar todos aqueles que, não obstante as suas capacidades, são economicamente desfavorecidos.

De acordo com o Regulamento para Atribuição das Bolsas de Estudo do Ensino Superior, constitui um dos deveres dos bolseiros prestar, em regime de voluntariado, duas semanas de serviço à comunidade em atividades socioculturais, de reconhecida mais-valia e interesse para os munícipes, promovidas pela autarquia ou por outra entidade do município, indicada por este.