Município de Estarreja assinala o 40º aniversário da Revolução dos Cravos

40 anos depois, a data libertadora é lembrada com um conjunto de ações em Estarreja. As mudanças implementadas pela Revolução dos Cravos ganham nestas comemorações a forma de cartazes, ouvem-se através da música, expressam-se no teatro, discutem-se em conversas, mas também se leem e caminham na Marcha 25 de Abril.

quinta, 03 de abril 2014

40 anos depois, a data libertadora é lembrada com um conjunto de ações em Estarreja, sublinhando a razão de ser e os propósitos de Abril. As mudanças socioculturais implementadas pela Revolução dos Cravos em Portugal e o caminho traçado a favor da liberdade ganham nestas comemorações a forma de cartazes, ouvem-se através da música, expressam-se no teatro, discutem-se em conversas, mas também se leem e caminham na Marcha 25 de Abril.

O programa comemorativo arranca já esta sexta, dia 5 de abril às 17 horas, com a inauguração da exposição “Cartazes 25 de Abril”, no Cine-Teatro de Estarreja (CTE). Uma coleção de cartazes do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra que estará patente até ao último dia do mês.

Na proximidade da data que há 40 anos movimentou a derrota do Estado Novo a favor de um regime democrático, o Município de Estarreja promove no CTE uma conversa com Luís Santarino Fernandes, dia 24 de abril às 22h30. Luís Santarino Fernandes viveu in loco o 25 de Abril e irá partilhar experiências da Revolução. A música e a saudade do Fado de Coimbra seguem-se a esta conversa com “Coimbra Canta Abril” e António Ralha (guitarra), César Nogueira (viola), João Vaz (voz) e Mário Simões (voz).

A Marcha 25 de Abril é já um marco nas atividades desportivas de Estarreja. A 11ª edição desta caminhada de 15km (com início no Centro de Interpretação Ambiental de Salreu até ao Pavilhão da Associação Cultural de Salreu) integra as comemorações dos 40 Anos do 25 de Abril e arranca às 9 horas do dia 25 de abril, sexta-feira.

No mesmo dia, a Biblioteca Municipal recebe a apresentação do livro “Brados sem Eco”, de Pinho Neno, às 16 horas, e o Grupo de Teatro Juvenil do CTE entra em cena, às 21h30, com a peça “Os Anjos Tossem Assim”, de Sandro William Junqueira, no auditório do CTE.

Ainda no cartaz comemorativo da data que simboliza a liberdade, surge “A Noite”. Peça escrita por José Saramago em 1979 e encenada por José Carlos Garcia que conta a história da Revolução de Abril através da redação de um jornal. Em cena dia 26 de abril, sábado, às 21h30, “A Noite” leva ao CTE um elenco de luxo, onde sobressaem nomes como Vitor Norte, Paulo Pires, Sofia Sá da Bandeira, Joana Santos e Pedro Lima.

Orçamento Participativo Municipal apresentado nos contextos de Abril

Numa altura em que se celebra a abertura de portas à democracia e à voz do povo nas decisões do país, a Câmara Municipal de Estarreja apresenta o Orçamento Participativo Municipal (OPM). Uma medida que pretende incentivar a cidadania ativa e participada, num processo onde o Município irá pedir a opinião e intervenção direta da população, pela primeira vez na história do concelho.

A apresentação do OPM aos estarrejenses decorre no Salão Nobre dos Paços do Concelho dia 22 de abril, terça-feira, às 21h30.

COMEMORAÇÃO 40 ANOS 25 DE ABRIL
Cartaz >>

[ABRIL]
DE 5 A 30 | CARTAZES 25 DE ABRIL [EXPOSIÇÃO] :: INAUGURAÇÃO 17H00 (Cine-Teatro de Estarreja)