Federação das Colectividades do Distrito de Aveiro

Nova Sede Social permite mais respostas

Instalada na sua nova Sede Social, cedida pela Câmara Municipal, a Federação das Colectividades do Distrito de Aveiro reúne agora as condições necessárias para prestar respostas integradas ao movimento associativo, nomeadamente nas áreas fiscal, contabilística, jurídica e administrativa. Esta terça, dia 8, às 18h, decorre uma sessão pública de apresentação dos novos serviços.

segunda, 07 de abril 2014

Instalada na sua nova Sede Social, cedida pela Câmara Municipal de Estarreja, a Federação das Colectividades do Distrito de Aveiro (FCDA) reúne agora as condições necessárias para prestar respostas integradas ao movimento associativo, nomeadamente nas áreas fiscal, contabilística, jurídica e administrativa. Os novos serviços arrancarão em maio. Para esta terça-feira, dia 8 de abril, às 18h, está agendada uma sessão pública de apresentação dos novos serviços.

A FCDA tem vindo a trabalhar na organização da estrutura, no sentido de a dotar dos meios técnicos e humanos necessários para ir de encontro às necessidades das Colectividades e Associações. O primeiro passo foi dado com cedência da Sede Social, pela Câmara Municipal de Estarreja, que fica situada na antiga Casa dos Magistrados, na Rua das Comunidades Portuguesas, junto à Praça Francisco Barbosa, bem no centro da cidade.

A FCDA está agora a trabalhar na organização interna e na implementação de serviços e apoios a prestar:

APOIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA ÁREA FISCAL E CONTABILÍSTICA
1. Informações gerais sobre as regras e legislação aplicável a este tema;
2. Tratamento e feitura das contabilidades e demais processos nas finanças;
3. Questões relacionadas com a ASAE (Guia das Boas Práticas) e outros;
4. Licenças e outras questões relacionadas com a Sociedade Portuguesa de Autores;
5. Outras questões relacionadas com esta temática.

APOIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (CONSULTADORIA JURÍDICA E ADMINISTRATIVA)
1. Processos Judiciais;
2. Processos Administrativos;
3. Contratos e Protocolos;
4. Aquisição do Estatuto de Utilidade Pública;
5. Actualização e Feitura de Estatutos e Regulamentos Internos de todo o tipo;
6. Actas e procedimentos administrativos diversos;
7. Planos, Relatórios e Projectos de Candidatura;
8. Outras questões relacionadas com esta matéria.

Estes serviços vão estar a funcionar a partir do mês de maio, quinzenalmente às 4ªs feiras, das 20H00 às 22H00, na Sede Social da FCDA.

Para além disso, todas as informações sobre estes assuntos e temas, podem ser solicitadas diariamente através do telefone 225365001/ 933409304 (José Maria Silva) ou através do endereço eletrónico josemaria.silva@ainorte.pt

A par da prestação destes serviços e apoios, a FCDA vai também promover ações de Formação e Qualificação para os dirigentes, funcionários e associados do Movimento Associativo, incluindo todas as organizações do 3º Sector da Economia Social. Serão ainda promovidas outras iniciativas de carácter cultural, recreativo, desportivo e social, de acordo com as linhas gerais dos projectos da CPCCRD e do Plano de Atividades e Orçamento.

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO PÚBLICA
ATENDIMENTO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ÀS COLETIVIDADES E ASSOCIAÇÕES

3ª. FEIRA, 8 DE ABRIL, 18H, Biblioteca Municipal de Estarreja

. APOIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA ÀREA FISCAL E CONTABILÍSTIVA, DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO APLICÁVEL
. APOIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTADORIA JURÍDICA E ADMINISTRATIVA

Estes apoios e serviços a prestar às coletividades e associações do distrito de Aveiro, são promovidos pela Federação das Colectividades do Distrito de Aveiro, através da parceria com a Academia das Colectividades do Distrito do Porto e da Associação das Colectividades do Concelho de Matosinhos.

A Federação das Colectividades do Distrito de Aveiro, Estrutura Descentralizada da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, foi constituída em 14 de outubro de 2011, com o objetivo de apoiar e servir o Movimento Associativo Aveirense.