ObservaRia aponta as potencialidades do turismo de natureza na Região de Aveiro

Especialistas vão debruçar-se sobre temas como a dinâmica homem-natureza na potenciação da biodiversidade do Baixo Vouga Lagunar ou o potencial do Turismo de Natureza na Região de Aveiro. Estas e outras matérias relacionadas com o turismo de natureza, biodiversidade, observação e conservação de aves estarão em análise na ObservaRia.

quarta, 09 de abril 2014

Especialistas vão debruçar-se sobre temas como a dinâmica homem-natureza na potenciação da biodiversidade do Baixo Vouga Lagunar ou o potencial do Turismo de Natureza na Região de Aveiro. Estas e outras matérias relacionadas com o turismo de natureza, com a biodiversidade, observação e conservação de aves estarão em análise na ObservaRia’14, que terá lugar em Estarreja este fim-de-semana, dias 12 e 13 de abril.

Um dos parceiros estratégicos na organização do evento é a Universidade de Aveiro, através da Unidade de Vida Selvagem Departamento de Biologia, que aponta caminhos para as imensas possibilidades da riqueza do Baixo Vouga e da Região de Aveiro.

Joaquim Pedro Ferreira é investigador de pós-doutoramento na Unidade de Vida Selvagem do Dbio da UA e autor de 8 livros de Natureza em Portugal. Na Tenda instalada para o efeito, junto ao Multiusos, e onde decorrerão as palestras orientadas por especialistas mundiais e portugueses, o investigador falará sobre o “Baixo Vouga Lagunar e a dinâmica homem-natureza como potenciadora da biodiversidade”, no sábado, dia 12, às 15h.

A palestra seguinte, marcada para as 15h30, incidirá sobre o “Turismo de natureza na Região de Aveiro - Potencialidades e possibilidades”, por António Luís, professor do Departamento Biologia da UA, autor do Guia das Aves das Dunas de S. Jacinto e responsável pelo "Laboratório de Ecologia Marinha e Estuarina".


Documentário "Viajantes do Ar"

No sábado à noite, os visitantes serão surpreendidos com a diversidade de aves existentes na zona da Ria de Aveiro, onde se inserem os Percursos do BioRia. Às 21h00, passará no grande ecrã na Tenda o documentário “Viajantes do Ar”, produzido e realizado pelo Departamento de Biologia e pelos Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação da Universidade de Aveiro, recentemente exibido na RTP. O filme foca as principais características que adaptam as aves ao voo, essa fantástica capacidade que lhes permite viajar sobre os continentes e atravessar oceanos e que desde sempre nos deslumbrou.

 

Workshops "De olhos nos mamíferos"

Comprovando a diversidade de espécies existentes em Estarreja, a ObservaRia propõe ainda para a noite de sábado, entre as 21h e as 23h30, a atividade de campo “De olho nos mamíferos: deteção e identificação de morcegos”, orientada pela Unidade de Vida Selvagem da UA. O ponto de encontro é no Centro de Interpretação Ambiental, em Salreu, donde se partirá para a visita noturna aos Percursos BioRia. No dia seguinte, no mesmo local, dá-se continuidade à observação de mamíferos, com a ação “De olho nos mamíferos: carnívoros do Baixo Vouga Lagunar”, entre as 9h30 e as 12h30. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias para o email visitabioria@cm-estarreja.pt .



Secretário de Estado do Ordenamento do Território na Sessão de Abertura no sábado, às 10h00

O evento, que inclui a realização de exposições, palestras, workshops, ateliês e atividades de campo, tem organização conjunta da Câmara Municipal de Estarreja e ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. A sessão de abertura está marcada para as 10h00, na Tenda, com a presença do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, e prevê a inauguração de uma Escultura alusiva ao património natural do Município, da autoria de José de Oliveira.