A arte de identificar aves

Killian Mullarney é um dos melhores ilustradores a nível mundial e autor do mais completo guia de aves da Europa. O irlandês vai estar em Estarreja na ObservaRia, feira dedicada ao turismo de natureza e observação de aves, que vai acontecer este fim-de-semana, 12 e 13 de abril, em Estarreja.

quinta, 10 de abril 2014

Killian Mullarney é um dos melhores ilustradores a nível mundial e autor do mais completo guia de aves da Europa. O irlandês vai estar em Estarreja na ObservaRia, feira dedicada ao turismo de natureza e observação de aves, que vai acontecer este fim-de-semana, 12 e 13 de abril, em Estarreja.

Residente na Irlanda, Killian Mullarney é um dos artistas mais conhecidos de aves da Europa. Foi coautor do aclamado livro “Aves da Europa” com Lars Svensson, Dan Zetterström e Peter Grant. O seu trabalho está também em destaque no "National Geographic Society’s Field Guide to Birds of North America" e numa extensa série de selos de aves da Irlanda, bem como no livro “Petrels: Night and Day”.

No próximo sábado, dia 12, após a Sessão de Abertura do evento (10h00), Killian Mullarney vai orientar a palestra “The Art of Bird Identification: a Forty Year Perspective on Birding and Field Guides”, a partir das 10h30 na Tenda instalada junto ao Multiusos, no Parque Municipal do Antuã, com entrada livre. Também no sábado, entre as 15h e as 19h, irá dirigir o workshop sobre ilustração e observação de aves intitulado “Taking a closer look at birds; some tips on field - observation and sketching as well as the interpretations of photographs”, no CIA – Centro de Interpretação Ambiental e com incursões pelo Percurso de Salreu do BioRia.


Documentários de história natural, por Daniel Pinheiro

A segunda palestra da manhã de sábado (11h30) traz a Estarreja Daniel Pinheiro, realizador de documentários de natureza e vida selvagem cujas produções têm recebido boas críticas em Portugal e obtido records de audiência no formato de história natural na televisão portuguesa e vários prémios em festivais de cinema. “Documentários de história natural e o desenvolvimento das regiões” é o tema a abordar por este especialista que esteve recentemente envolvido na série documental Wild Brasil, uma produção da Terra Mater Factual Studios para o National Geographic Channel. É Mestre em Wildlife Documentary Production pela Universidade de Salford, Inglaterra, onde aprendeu com vários profissionais da Unidade de História Natural da BBC, nomeadamente Sir David Attenborough, Paul Reddish, Niel Lucas entre outros.

O painel da manhã de sábado termina com a palestra “Biodiversidade de um Parque Urbano/ Caso do Parque Biológico de Gaia”, por Hugo Oliveira, responsável pela área zootécnica do Parque Biológico de Gaia.


Atividades multiplicam-se entre o Parque do Antuã e os Percursos BioRia

Organizada na sequência da ObservaNatura, esta é uma feira dedicada ao Turismo de Natureza e à Observação de Aves, com a presença de 3 dezenas de entidades entre municípios, empresas e instituições das áreas do turismo, promoção turística, educação ambiental e de defesa do ambiente.

Estarreja é um destino privilegiado pela excelência dos seus habitats que são autênticas maternidades para espécies protegidas, como por exemplo a Garça-vermelha. Neste evento internacional o visitante pode participar nas atividades ao ar livre (passeios pedestres, moliceiro, bateira erveira, kayak, veículo elétrico), palestras, workshops, exposições e ateliês, tendo como horizonte a beleza natural da zona ribeirinha e dos Percursos BioRia. Aventure-se a descobrir todos estes mistérios naturais…

A organização da ObservaRia2014 é da responsabilidade do Município de Estarreja e do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

O programa pode ser consultado neste endereço www.bioria.com/observaria


Local Parque Municipal do Antuã, Multiusos e Percursos BioRia
Info: BioRia/ Câmara Municipal de Estarreja T. +351 234 840 600 | 962 932 912
E. observaria@cm-estarreja.pt | www.bioria.com