“Músicos da Nossa Terra” projeta a vida musical da região

80 músicos do Concelho de Estarreja, com idades entre os 7 e os 53 anos, iniciam hoje a jornada de uma semana de estágio de Banda Sinfónica e Orquestra de Cordas, em preparação do concerto do próximo sábado, 19 de abril, às 21h30, no Cine-Teatro de Estarreja. A 3ª edição do projeto “Músicos da Nossa Terra” conta com a presença do violinista Sergej Bolkhovets.

terça, 15 de abril 2014

O projeto Músicos da Nossa Terra reúne músicos do concelho de Estarreja durante uma semana de estágio. Com o apoio da Câmara Municipal de Estarreja, esta atividade surgiu em 2012 pela vontade da jovem maestrina Renata Oliveira que levou centenas de músicos a participarem nesta iniciativa e a elevarem-na a momento musical indissociável do programa cultural do município. Sucesso e qualidade são garantia na edição de 2014. O concerto de encerramento da III Edição do Músicos da Nossa Terra com banda sinfónica, solistas, orquestra de cordas e direção musical de Renata Oliveira, mostra o melhor da música produzida em solo estarrejense.

A III Edição conta ainda com o solista internacional Sergej Bolkhovets no violino. Natural de Estocolmo e radicado em Berlim, o músico quis associar-se a este projeto. Sergej Bolkhovets acompanha o estágio da Orquestra de Cordas e orienta a masterclass de violino, além de ser um dos solistas do grande concerto de sábado.

Encerramento do “Músicos da Nossa Terra” na noite que precede a Ressurreição
O alinhamento do concerto que encerra a III Edição do projeto Músicos da Nossa Terra revisita compositores do século XIX, como Richard Wagner e Johannes Brahms, e dos séculos XX e XXI, como Jean Sibelius, Alfred Reed, Mark Camphouse e o jovem Luís Cardoso. Com arranjos para banda sinfónica e orquestra de cordas, direção de Renata Oliveira e os solistas Sergej Bolkhovets (violino), Nuno Silva (trompete) e Vasco Valente (requinta), o concerto de 19 de abril no Cine-Teatro de Estarreja (CTE) dá voz à dinâmica musical estarrejense, assinalando também a quadra pascal.

Participantes das masterclasses em concerto no Bar CTE
Além dos estágios de banda sinfónica e orquestra de cordas, o projeto Músicos da Nossa Terra contempla ainda masterclasses de instrumento. Nesta edição, de 14 a 17 de abril, decorrem masterclasses de violino, com Sergej Bolkhovets, de trompete, com Nuno Silva, e de percussão, com Sandro Andrade. O Bar do CTE recebe o concerto de encerramento das masterclasses às 18h30 de quinta-feira, dia 17 de abril. Uma novidade do projeto Músicos da Nossa Terra, promovida no âmbito do Laboratório de Aprendizagem Criativa do Município de Estarreja.

SAB 19 ABR 21H30
III Edição Músicos da Nossa Terra