A Cidade do Andebol recebe um dos maiores eventos do país

quinta, 08 de maio 2014

A “Cidade GARCICUP” está a trabalhar para realizar “o torneio de todos os torneios”. A 5ª edição do Torneio Internacional de Andebol vai realizar-se em junho, entre os dias 25 e 29, e promete doses maciças de desporto, animação e muitas novidades. A organização apresentou o evento em conferência de imprensa realizada no passado dia 2 de maio.

160 equipas de todo o país e Espanha, 2400 atletas, nos vários escalões desde os minis aos seniores, e 500 jogos realizados em 14 recintos pavilhões dos concelhos de Estarreja e Murtosa. A festa do andebol vai ter múltiplos palcos vivendo a suas diversas facetas: indoor, adaptado e de praia.

Os números são ambiciosos e demonstram a dimensão daquele que se quer afirmar como um dos maiores eventos de Estarreja e da região.

Numa terra onde o andebol tem uma enorme tradição, para o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, o GARCICUP “já se afirmou como um excelente torneio de andebol e por isso estava na hora de nos unirmos e protocolar o evento, para que a Câmara Municipal fizesse parte integrante da organização”, afirmou durante a conferência de imprensa de apresentação da edição 2014 estando convicto que a 5ª edição “vai ser um sucesso”. Aos olhos do autarca este é um evento “de uma expressão ímpar para o nosso concelho”, e que representa “o culminar da forte tradição do andebol” existente em Estarreja.

Salientando o apoio que a Câmara Municipal tem dado a esta prova, o Presidente do EAC – Estarreja Andebol Clube, Rui Silva, mencionou “a responsabilidade acrescida devido ao sucesso alcançado o ano passado”. Mantendo o formato da edição anterior, verificou-se a necessidade de limar algumas arestas, “corrigir alguns erros”, para que o torneio consiga alcançar excelentes níveis de qualidade, conforme explicou Luís Sousa, da organização. “Vamos ter muitas novidades”, destacando-se atividades infantis, o espaço atleta, a reforçada animação do parque da cidade, a diminuição do número de jogos e um programa turístico-cultural para os atletas.

Os apoios da Câmara Municipal e da CI Região de Aveiro, através do programa PAPERA, serão “fundamentais para melhorarmos a qualidade do nosso torneio”, garantindo meios financeiros para áreas fulcrais como limpeza e alimentação.

“É com orgulho redobrado” que o presidente da Associação de Andebol de Aveiro, o estarrejense João Lemos, afirma que o GARCICUP “é um dos maiores eventos de andebol do país”.

O responsável deixou um agradecimento à Câmara Municipal de Estarreja que “tem prestado um apoio imprescindível e fundamental para o desenvolvimento do andebol”. Ao longo dos tempos, a autarquia tem sido “extraordinária no apoio aos clubes. Efetivamente, o desporto só existe porque existem autarquias”, sublinhou João Lemos. Dirigiu ainda uma palavra de reconhecimento ao EAC bem como a toda a estrutura organizativa, incluindo voluntários pela organização do torneio, concluindo que “Estarreja é uma Cidade do Desporto e uma Cidade do Andebol. É um dos concelhos do país com mais clubes de andebol, neste momento 4 a praticar regularmente”.

Durante 5 dias, são esperadas milhares de pessoas o que trará igualmente benefícios para a economia local. “Basta olhar para os números dos atletas, suas famílias, curiosos e aficionados do andebol, estamos a falar de muita gente em Estarreja” e nesse sentido o GARCICUP é “uma mais-valia óbvia para a economia local, também isso nos leva a apoiar e muito este GARCICUP”, referiu Diamantino Sabina no final da conferência de imprensa.

Bandeira oficial nas janelas da Cidade

Entretanto, o clube deu início à campanha "GARCICUP VAI COLORIR ESTARREJA", com o objetivo de colocar o maior número possível de bandeiras oficiais do torneio internacional nas casas comerciais e de habitação de Estarreja.

Numa ação porta-a-porta realizada por atletas do Estarreja Andebol Clube, devidamente identificados e acompanhados por um adulto (treinador/dirigente ou da organização do evento), serão oferecidos pendões alusivos ao maior torneio de andebol realizado em Portugal, para que os estarrejenses os pendurem orgulhosamente nas suas janelas.

Inicialmente esta ação vai decorrer no centro da Cidade de Estarreja, tentando mobilizar a população de Estarreja para este evento de cariz internacional. Em simultâneo decorrerá uma recolha de donativos, que revertem a favor da organização do evento desportivo.

O Maior torneio realizado em Portugal :: 160 equipas e 2400 atletas
. Andebol Indoor Masculino e Feminino
[Escalões de Minis, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, seniores e Masters]
. Andebol Adaptado
. Andebol Praia - Circuito Regional Aveiro / Ebt

Breve descrição

O Estarreja Andebol Clube e a Câmara Municipal de Estarreja organizam o GarciCup’14 – V Torneio Internacional Cidade de Estarreja, que decorrerá de 25 a 29 de Junho de 2014, com os jogos a serem realizados em 10 pavilhões do concelho de Estarreja. Este torneio destina-se a equipas federadas, escolas e seleções. As inscrições ainda continuam até 20 de junho.

Em simultâneo decorrerá o Samba Sport Fest’14, um programa de animação promovido pelas escolas de samba Independentes da Vila, Os Morenos, Trepa Coqueiro e Vai Quem Quer.

+INFO http://garcicup.com/