Estarreja comemora o Dia Internacional dos Museus

O Município de Estarreja convida a participar nas comemorações do Dia Internacional dos Museus – Museus: as coleções criam conexões – na Casa-Museu Egas Moniz e na Casa-Museu Marieta Solheira Madureira. Durante o dia de 18 maio, domingo, pode visitar gratuitamente os dois espaços museológicos localizados no concelho de Estarreja e haverá também outras iniciativas que valerá a pena acompanhar.

segunda, 12 de maio 2014

O património museológico em Estarreja vem ganhando cada vez maior notoriedade e está na rota das propostas de visita e conhecimento que é feita ao público nacional e internacional. As duas Casas Museu sediadas no concelho são cada vez mais procuradas por diferentes públicos, quer pela curiosidade de conhecer o legado dos seus patronos, quer pelas atividades propostas.

A figura maior do único Prémio Nobel da Medicina português, Egas Moniz, faz da Casa Museu Egas Moniz, em Avanca, um polo de atração turística, procurada pela sua ímpar beleza e conteúdo, saciando quem procura conhecer o génio cientista nas suas diversas facetas em que o Professor se dedicou e cujo legado tem sido uma descoberta contínua.

Conferência “Abel Salazar, Egas Moniz e as duas culturas”

A Casa Municipal da Cultura de Estarreja recebe a exposição de pintura “Inéditos de Abel Salazar”, em consequência da parceria estabelecida entre a Casa Museu Egas Moniz e a Casa Museu Abel Salazar. Esta união de dois destacados cientistas da primeira metade do século XX (e a sua relação com a Arte), dá ainda o mote para a conferência “Abel Salazar, Egas Moniz e as duas culturas”, no dia 17 de maio (sábado), pelas 18h00, na Casa da Cultura, com Manuel Valente Alves, diretor do Museu da Medicina de Lisboa. Esta será precedida pela apresentação do site da Associação Portuguesa de Casas Museu, que integra a Casa Museu Egas Moniz e da qual a Câmara Municipal de Estarreja paz parte da sua direção.

Concerto na Murtosa

Gerida pelas Câmaras Municipais de Estarreja e Murtosa, a Casa Museu Marieta Solheiro Madureira promove um Concerto Comemorativo pelo Coro Santa Maria da Murtosa e pelo Grupo Coral de Salreu, no dia 18 de maio, pelas 21h30, no Edifícios dos Paços do Município da Murtosa. Para além do concerto comemorativo, este dia será assinalado com visitas gratuitas ao espaço museológico localizado na cidade de Estarreja.

:: Horários das visitas

Casa-Museu Egas Moniz