Alunos ensinam a reutilizar na 13ª Semana do Ambiente

Desfile Fashion Eco-Day no CTE

7 Dezenas de eco modelos vão desfilar com materiais reutilizados e transformados em peças de vestir. Esta tem sido a marca principal do "Fashion Eco-Day”, marcado para este sábado à tarde, às 17h00, no Cine-Teatro de Estarreja, com entradas livres.

sexta, 23 de maio 2014

A 6ª edição deste desfile ecológico promovido pela Câmara Municipal está inserida na 13ª Semana do Ambiente e conta com a participação da Cerciesta, EB 2,3 Prof. Doutor Egas Moniz de Avanca e Centro Escolar Visconde de Salreu.

Idealizadas e confecionadas por alunos, pais, professores e funcionários, as propostas de moda para este ano reutilizam todo o tipo de materiais, desde sacos de plástico, rolhas, latas, jornais, embalagens usadas, entre muitos outros que podem ser aplicados com imaginação.

Incitar à redução da produção de lixo, através da separação e reutilização dos resíduos, é o propósito fulcral desta ação que também pretende sensibilizar os munícipes para a Cidadania Ativa, numa perspetiva de vantagens individuais e coletivas que decorrem de escolhas de consumo sustentáveis, e as quais levarão a ganhos de eficiência e de custos na gestão dos resíduos.

“Ria com Pedal” junta ciclistas de Estarreja e Murtosa

Este fim de semana ambiental também será percorrido de bicicleta. O 1º Passeio de Bicicleta de Estarreja e Murtosa “Ria com Pedal” vai reunir no domingo centenas de ciclistas dos dois concelhos para um percurso de 25 kms que privilegia a zona ribeirinha (mais informações neste link).

Até domingo, decorre a V Maratona Fotográfica BioRia “Primavera – Explosão de Biodiversidade”. Os amantes da fotografia exploram a Rede de Percursos do BioRia para encontrarem a imagem mais representativa da beleza da biodiversidade local durante esta época (mais informações no site www.bioria.com).

Na abertura desta 13ª edição da Semana do Ambiente, a 13ª Descida do Rio Antuã, promovida pelo Centro de Cultura e Desporto de Salreu, atraiu milhares de pessoas ao Parque Municipal do Antuã. As 30 originais embarcações participantes navegaram com criatividade e sentido de humor e com recurso a materiais reutilizáveis. O júri elegeu “O Pão do Antuã” como a Melhor Embarcação. O “Simulador do Antuã” foi a mais divertida. A “Latanik” ganhou o prémio ecológico e a Crítica Social foi atribuída à embarcação “Troika e Coelho”. As imagens do Carnaval Aquático podem ser visualizadas nesta Galeria.

Atividades adiadas para a próxima semana

Entretanto e devido às condições meteorológicas, em especial a ocorrência de chuva, que se verificaram durante esta semana, as atividades da Semana do Ambiente previstas para os dias 20 a 23 de maio, foram adiadas a próxima semana, de 27 a 30 de maio.

27 e 28 maio 09h30-12h | 13h30-15h30 [Biblioteca Municipal]
LABORATÓRIO AMBIENTAL, em parceria com a SIMRIA e EPA | alunos do pré-escolar, 1ºciclo do Ensino Básico e IPSS

27, 28 e 30 maio
09h30-12h | 13h30-15h30