Estarreja em festa

A Exposição “Reencontro” do escultor Paulo Neves e do artista plástico Joakin Pereyra, o Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho e o Mercado Antigo, com o Desfile Etnográfico e o Festival de Folclore, marcam o arranque das Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja no próximo fim-de-semana na Praça Francisco Barbosa, com entradas livres.

terça, 03 de junho 2014

FESTAS DE SANTO ANTÓNIO, DA CIDADE E DO MUNICÍPIO
[6 a 15 de junho de 2014]

Estarreja em festa

Honrando o padroeiro Santo António, as Festas são igualmente um espaço de devoção à arte. Na Casa Municipal da Cultura, a Exposição “REENCONTRO” reúne Escultura de Paulo Neves e Pintura de Joakin Pereyra. A abertura decorrerá na sexta-feira, dia 6, às 21h30. Nascido em Cucujães, Paulo Neves é um dos nomes mais conhecidos da escultura portuguesa contemporânea. Das suas mãos saíram centenas de obras que se encontram de norte a sul do país e também no estrangeiro. O estarrejense Joakin Pereyra está representado em Espanha, Itália, França, Holanda, Japão, Austrália e Brasil, bem como em várias pinacotecas particulares.

Meia hora depois, às 22h00, o concerto de David Antunes & Vanessa Silva chama os estarrejenses e forasteiros à Praça Francisco Barbosa. O músico e cantor de Santarém, David Antunes, lançou este ano o single “Não te quero mais”, gravado em dueto com a cantora Vanessa Silva. Juntamente com a sua banda “Midnight Band”, é músico residente no programa “5 para a meia-noite”, animando as noites de quinta-feira apresentadas por Pedro Fernandes. Vanessa Silva é uma das melhores vozes femininas portuguesas. A musa de La Féria destacou-se no "O Melhor de La Féria" e interpretou os papéis de Judy Garland e de Amália Rodrigues nos mais recentes musicais do produtor. Cantora, compositora e atriz, tornou-se conhecida do grande público por participar em programas televisivos, mais recentemente no "A Tua Cara não me é estranha", da TVI.

Sábado, 7 de junho, a noite é de celebração da música produzida em Estarreja com a atuação das três Bandas Filarmónicas do concelho, reunindo em palco cerca de 2 centenas de músicos, a partir das 21h30. A BANDA VISCONDE DE SALREU foi fundada em 1925, sendo dirigida por Afonso Alves. Em 1865 nascia a mais antiga coletividade do concelho, a “Sociedade Musical União Canelense”, agora designada BANDA BINGRE CANELENSE, com direção de Nelson de Aguiar. Fundada em 1874, a BANDA DO CLUBE PARDILHOENSE foi incorporada em 1936 no Clube Pardilhoense, sendo dirigida por Martinho Rodrigues.

Formas de vida do século passado

No domingo, dia 8, durante todo o dia, a cidade vive um dos momentos altos dos festejos. O Mercado Antigo relembra o quotidiano dos anos 20 a 40 do século XX, com espaços de venda, produtos e trajes adequados à época e a participação de coletividades e comunidade. A praça central enche-se de tendas e de passeantes, num rebuliço de feira popular, carregado de emoções e de memórias, dando ao histórico local muita animação como há cem anos se veria.

A partir das 11h, o Desfile Etnográfico leva-nos a viajar no tempo. Do fundo do baú aparecem verdadeiras relíquias de vestuário daquela época e todas as gerações, desde as mais novas às mais velhas, desfilam orgulhosamente os seus trajes tradicionais.

O Festival de Folclore, às 16h00, reúne no mesmo palco os Grupos Etnográficos do Concelho: Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca, Rancho Folclórico “As Tricaninhas de S Miguel de Fermelã”, Rancho Folclórico “Tricaninhas do Antuã”, Grupo Etnográfico “Danças d’ Aldeia”, de Pardilhó, e o Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros.

Todo o programa dos festejos aqui http://www.cm-estarreja.pt/festasmunicipio

Consulte também a brochura promocional do evento