25º Torneio de Natação “Cidade de Estarreja”

10 junho :: 15h30-18h :: Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja

Este ano o Torneio de Natação “Cidade de Estarreja” comemora 25 anos, com a presença de 19 equipas e mais de 2 centenas de atletas, no próximo dia 10 de junho, terça-feira, à tarde entre as 15h e as 18h, no Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja. As entradas são livres.

sexta, 06 de junho 2014

É o mais antigo torneio de natação da região de Aveiro, um dos mais antigos do país e realiza-se anualmente em Estarreja no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Este ano o Torneio de Natação “Cidade de Estarreja” comemora 25 anos, com a presença de 19 equipas e mais de 2 centenas de atletas, no próximo dia 10 de junho, terça-feira, à tarde entre as 15h30 e as 18h, no Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja. As entradas são livres.

Surgiu de um desafio lançado pela então Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Maria de Lurdes Breu, com o objetivo de promover a modalidade, e hoje é o torneio mais antigo realizado no perímetro da Associação de Natação de Aveiro e um dos mais antigos a nível nacional. A sua primeira edição realizou-se a 10 de junho de 1989, na velha piscina de Estarreja, e teve como vencedor o Sporting Clube de Portugal. Em 2011, o Torneio de Natação Cidade de Estarreja realizou-se, pela primeira vez, na piscina do novo Complexo de Desporto e Lazer.

Desde a 1ª edição, em que participaram 4 clubes, até aos dias de hoje, com a presença de 2 dezenas de equipas, o Torneio Cidade de Estarreja cresceu de forma considerável e o novo Complexo de Desporto teve a sua quota-parte de responsabilidade nessa evolução, oferecendo mais duas pistas do que a anterior piscina, num total de oito, e um inovador sistema eletrónico de cronometragem, que antes era feita manualmente. Este sistema tem ainda a vantagem de permitir o acompanhamento dos resultados do torneio em direto via on-line no site Swim Rankings (http://www.swimrankings.net/)

O programa das provas foi alterado em 2013 com a inclusão de 4 provas extracompetição, destinadas exclusivamente aos atletas da categoria de cadetes do clube anfitrião, o CDE – Clube Desportivo de Estarreja, permitindo a participação dos nadadores mais novos. A edição de 2014 tem como novidade a inclusão de uma estafeta mista. No total, serão realizadas 17 provas, envolvendo todos os escalões desde os infantis aos seniores.

O Torneio de Natação “Cidade de Estarreja” é organizado pela Câmara Municipal de Estarreja, com a colaboração do CDE – Secção de Natação e da Associação de Natação de Aveiro, e está inserido na programação das Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja (ver programa aqui).

Os adeptos da natação podem assistir gratuitamente à competição desportiva na bancada do Complexo com capacidade para 300 espectadores.

Recorde nacional de Diogo Carvalho

Foi em Estarreja que o atleta olímpico Diogo Carvalho alcançou um dos seus nove recordes nacionais. Na edição de 2003, o então Juvenil B do Clube Galitos de Aveiro, estabeleceu uma nova marca na categoria 100 Mariposa, que ainda hoje lhe pertence.

Clubes Participantes

Académico de Viseu Futebol Clube
Associação de Educação Física e Desporto de Tondela
Associação Estamos Juntos (S.J. da Madeira)