Outras formas de vida

Mercado Antigo viajou no tempo até ao início do séc. XX

A Praça Francisco Barbosa transformou-se num local de vida de outras épocas. Recuou no tempo até ao início do século XX encenando formas de viver tão distintas dos nossos dias, separadas por cerca de 100 anos de distância. Descoberta para os mais novos, recordação para as gerações mais velhas, o Mercado Antigo retratou os costumes e as tradições, perpetuando e transmitindo essa herança cultural.

segunda, 09 de junho 2014

A Praça Francisco Barbosa transformou-se num local de vida de outras épocas. Recuou no tempo até ao início do século XX encenando formas de viver tão distintas dos nossos dias, separadas por cerca de 100 anos de distância. Descoberta para os mais novos, recordação para as gerações mais velhas, o Mercado Antigo retratou os costumes e as tradições, perpetuando e transmitindo essa herança cultural.

A chuva que esperou pelo início do Desfile Etnográfico não foi suficiente para arrefecer os ânimos e o corso lá seguiu liderado pelo Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, acompanhado pela família, todos vestidos a rigor com trajes antigos. As dezenas de figurantes bateram o pé e seguiram caminho ora rezando, ora vendendo, desfilando as vestes com que os nossos antepassados trabalhavam ou iam à missa, pedalando nas saudosas pasteleiras ou orientando o burro que utilizávamos na agricultura.

Resguardo do frio e da chuva, o Xaile do Grupo Etnográfico Danças D'Aldeia, de Pardilhó, enquadrou-se na perfeição na descrição dos tempos idos, mas também ao tempo chuvoso que se fez sentir durante a manhã. Explicavam às centenas de espectadores presentes que esta peça de vestuário, em desuso nos tempos que correm, “estava presente em todas as ocasiões da vida da mulher-mãe: como aconchego do recém-nascido, aos domingos e dias de festa é um complemento do melhor fato (como tapa misérias). Servia de peça de enxoval e complemento do traje de noiva”.

Quem sabe se não terá sido o “talhar do trasorelho” encenado pela Cerciesta que afastou a chuva temerosa, embora essa lengalenga e rezas bem como o uso das talhas eram, no passado, destinadas à cura de doenças.

Figurantes de todas as idades, desde bebés de colo a octogenários, há lugar para todos no cortejo das lembranças, uns desfilando em nome individual outros inseridos nas suas associações e coletividades. Nem o Santo António faltou à festa que se realiza em sua honra, personificado pelo estarrejense Pedro Matos. A edição deste ano do Mercado Antigo reuniu na praça histórica da cidade mais de 70 pontos de venda.

Prémios Mercado Antigo

:: Melhor Espaço de Venda
Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense - “A latada”
Associação Desportiva Arsenal de Canelas - “Casa da nossa Avó”