Documentários da UA sobre a biodiversidade da Ria de Aveiro na RTP2

segunda, 09 de junho 2014

São quatro os vídeos sobre a biodiversidade da Ria de Aveiro, onde se insere o projeto BioRia, e áreas envolventes produzidos e realizados pela Universidade de Aveiro (UA) no âmbito do projeto do Ar à Água. O primeiro, sob o título Viajantes do Ar, foi já exibido em dezembro do ano passado mas sê-lo-á novamente hoje, dia 9 de junho, cerca das 20h30 na RTP2. Os restantes – Nascer na Ria, A Cegonha-Branca e A Ria por Dentro - serão emitidos dia 10, 11 e 12 de junho, também às 20h30.

Do Ar à Água foi um projeto financiado pelo Ciência Viva através do programa MEDIA CIÊNCIA, apoiado pelo COMPETE. A equipa é constituída por Ana Maria Rodrigues e Victor Quintino (DBio/CESAM), Fernando Leão (IDAD), Gilberto Vasco, Luis Melo, João Oliveira e Pedro Henriques (STIC) e Mariana Sousa Santos e Rui Pedro Lamy (bolseiros do projeto). O grupo contou ainda com a colaboração da jornalista Catarina Lázaro, de Vítor Teixeira (SCIRP) e de Fernando Rodrigues.

 

Breve descrição dos episódios:

Viajantes do Ar _ Ao longo do ano, é possível observar na Ria de Aveiro cerca de 180 espécies de aves. Algumas permanecem durante todo o ano, outras no período de inverno ou de verão e outras param apenas para descansar das longas migrações, que podem ser de milhares de quilómetros. Que características possuem as aves atuais que lhes permitem voar tão eficientemente? Como obtêm a energia necessária para tal? Que espécies de aves podemos ter o prazer de observar na Ria de Aveiro?

Nascer na Ria _ A Andorinha-do-mar-anã, o Pernalonga e a Garça-vermelha são aves protegidas que se reproduzem na Ria de Aveiro. Este vídeo permite saber mais sobre estas espécies... quando chegam, como e onde são construídos os ninhos, como são os filhotes, que perigos correm e outros aspetos comportamentais bem curiosos...

A Cegonha-branca _ É uma das aves que nos são mais familiares. Embora seja possível observá-la na Península Ibérica durante todo o ano, é mais abundante a partir de novembro, altura em que chega para construir o ninho, formar casais e reproduzir-se. Os ninhos são construídos em locais elevados e as jovens cegonhas passam aí alguns meses antes de estarem aptas a voar e a procurarem o seu próprio alimento. Vamos espreitá-las e descobrir um pouco mais sobre o seu dia a dia…

A Ria por Dentro _ A Ria de Aveiro apresenta uma elevada biodiversidade de invertebrados. São na generalidade pouco conhecidos mas estão na base alimentar de muitas das aves e peixes da Ria e englobam espécies de elevado valor económico. Para os conhecermos melhor, temos de olhar dentro do sedimento ou mergulhar nas águas turvas da Ria...

 

http://www.ua.pt/