Marchas Populares e concertos de Ala dos Namorados e Os Azeitonas

Tendo como pano de fundo o Parque Municipal do Antuã, no centro da cidade, Estarreja comemora o Santo António com as tradicionais Marchas Populares (dia 12), as Tasquinhas de Gastronomia Regional e os concertos dos Ala dos Namorados (dia 13), Os Azeitonas (dia 14) e Galandum Galundaina (dia 15), com entradas livres, entre muitos outros momentos de animação e de oferta cultural

quinta, 12 de junho 2014

No próximo fim-de-semana, entre 12 a 15 de junho, tendo como pano de fundo o Parque Municipal do Antuã, no centro da cidade, Estarreja comemora o Santo António com as tradicionais Marchas Populares, as Tasquinhas de Gastronomia Regional e os concertos dos Ala dos Namorados, Os Azeitonas e Galandum Galundaina, com entradas livres, entre muitos outros momentos de animação e de oferta cultural. Na festa de todos os estarrejenses, as portas da cidade estão abertas aos visitantes que por estes dias queiram viver a alegria das Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja.


Marchas Populares com mais de 7 centenas de figurantes

Na noite de Santo António, 12 de junho, véspera do feriado municipal, mais de 7 centenas de figurantes desfilam trajados a rigor e com cuidadas coreografias. Com temas inspirados na cultura popular e tradicional, as 8 marchas participantes são constituídas pelas coletividades. Este ano a Câmara Municipal de Estarreja decidiu introduzir um novo percurso, que inicia na Avenida 25 de Abril e percorre a Alameda do Parque Municipal do Antuã, proporcionando melhores condições para grupos e espectadores. As Marchas começam às 21h30. A noite culminará com o tradicional bailarico popular ao som dos MJ!

As Marchas Populares de Estarreja, que se realizam no dia 12 de junho inseridas na programação das Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja, constituem uma manifesta organização das coletividades do Concelho, que com rigor estético e grande esforço se apresentam à população, sendo uma das atividades de maior adesão por parte da comunidade. Atendendo, ao elevado esforço que é aplicado na organização deste evento, bem como aos custos que são suportados para a realização do mesmo por parte das coletividades, a Câmara Municipal atribui 18€ por participante, sendo que se prevê a participação de 750 elementos.

Marchas participantes
Fundação Cónego Filipe de Figueiredo "Pelo andar da carruagem"
Associação de Pais da Escola Visconde de Salreu "Primavera"
Grupo de Samba Os Morenos "Batalha das Flores"
Associação Cultural e Recreativa do Roxico "As Aguadeiras"
Associação de Pais da Escola Padre Donaciano de Abreu Freire "Bandas Filarmónicas"
ACRES Vai Quem Quer "Cravos de Abril"
Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes "As Salineiras"
Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense "Maios à porta"


Noites de música portuguesa no palco do Parque
Ala dos Namorados, “Os Azeitonas” e Galandum Galundaina são os cabeças de cartaz

dia 13, sexta-feira 22h00 ALA DOS NAMORADOS
Em vésperas de comemorar 20 anos de carreira, 5 anos passados da sua última aparição pública enquanto banda, a Ala dos Namorados regressa com um disco em que revisita os grandes temas da sua carreira. “Razão de Ser” é o nome do disco que inclui 15 temas para os quais foram convidados instrumentistas e cantores com os quais se identificam, das mais diferentes áreas, mas que se integram na perfeição no universo da banda, dando uma dimensão altamente original às canções da Ala dos Namorados. Surge assim, “Razão de Ser”.

dia 14, sábado 22h00 OS AZEITONAS
A banda que criou o sucesso “Anda Comigo Ver os Aviões” atua em Estarreja. Os Azeitonas apresentam o seu 4º álbum "AZ", do qual se destaca o single “Ray-Dee-Oh”, e tocarão também outros temas bem conhecidos como “Quem És Tu Miúda”. Formada no Porto em 2002, a banda que esgotou as míticas salas dos Coliseus do Porto e Lisboa em 2013, conseguiu atingir aquilo que a Blitz designou como "um dos maiores fenómenos de culto em Portugal".

dia 15, domingo 21h30 GALANDUM GALUNDAINA
Vêm de terras de Miranda e são um dos mais modernos projetos da música tradicional do nosso país. Um som único e diferenciador caracteriza os Galandum Galundaina, criados com o objetivo de recolher, investigar e divulgar o património musical, as danças e a língua das terras de Miranda do Douro. Representam o novo interesse pela música tradicional e a padronização da gaita-de-foles mirandesa.


Tasquinhas de Gastronomia Regional
12 a 15 de junho [Abertura na quinta-feira às 19h00]

Este ano com um novo espaço, as Tasquinhas terão condições renovadas não só para quem trabalha, mas também para quem nos visita. Dez coletividades preparam os pratos típicos: Grupo de Carnaval Pimpões, Escola de Samba Tribal, ACADOF, Escola de Samba Vai Quem Quer, Escola de Samba Os Morenos, Associação Cultural de Salreu, Associação Desportiva Arsenal de Canelas, Associação de Pescadores e Caçadores de Avanca, Grupo de Carnaval Os Xatiados e Escola de Samba TREPA de Estarreja.

Os sabores da região – carne assada, rojões, couratos, sardinha assada, caldeirada de enguias, enguias fritas, porco assado no espeto, padas de Pardilhó, padas de Canelas, regueifa doce, entre muitas outras iguarias… – podem ser apreciados ao longo de 4 dias, acompanhados sempre de boa disposição muita animação garantida pelo Grupo de Jovens Músicos da Banda Visconde de Salreu, Grupo de Cantares da ACRAP – Amigos das Póvoas, Dixie Big Band Estarrejazz e Grupo de Cavaquinhos Aidos Velhos. 

O “Melhor Prato” de cada tasquinha estará a concurso, avaliado por um júri constituído por um representante da Câmara Municipal, um representante da EFTA (Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro), um representante da Junta de Freguesia de Beduído e Veiros e dois representantes da restauração local, sendo os resultados do mesmo divulgados na noite do dia 13.

Durante todo o dia de domingo, dia 15, realizar-se-á a Feira de Artesanato Urbano que encherá a Alameda do Parque, havendo às 16h00, a atuação no palco do novel Grupo de Música Popular estarrejense Trovas do Antuã.


Exposições de Paulo Neves, Joakin Pereyra e José Mendonça

Na Casa das Artes do Rotary Club de Estarreja (antiga Escola Conde de Ferreira) estará patente ao público nos dias 13 a 15 a Exposição de Pintura e Imagens alusivas ao Santo António, de pintor estarrejense José Mendonça, falecido em 2012 aos 88 anos.

Na Casa da Cultura, pode visitar a Exposição “REENCONTRO”, que reúne Escultura de Paulo Neves e Pintura de Joakin Pereyra. Nascido em Cucujães, Paulo Neves é um dos nomes mais conhecidos da escultura portuguesa contemporânea. Das suas mãos saíram centenas de obras que se encontram de norte a sul do país e também no estrangeiro. O estarrejense Joakin Pereyra está representado em Espanha, Itália, França, Holanda, Japão, Austrália e Brasil, bem como em várias pinacotecas particulares.

 

Galeria de imagens das Marchas Populares 2013

:: + INFO programação aqui | Brochura promocional