O futuro de Estarreja também está nas tuas mãos

Orçamento Participativo Jovem

A iniciativa destina-se a jovens estarrejenses dos 12 aos 30 anos, em nome individual ou em grupos informais, com o objetivo de dar oportunidade à juventude de contribuir com ideias e participar ativamente na definição das políticas públicas do concelho.

sexta, 20 de junho 2014

O Município de Estarreja lança o Orçamento Participativo Jovem (OPJ). Uma iniciativa que se destina a jovens estarrejenses dos 12 aos 30 anos, em nome individual ou em grupos informais, com o objetivo de dar oportunidade à juventude de contribuir com ideias e participar ativamente na definição das políticas públicas do concelho.

Liderado pelo Conselho Municipal de Juventude de Estarreja (CMJ), o OPJ chama os mais jovens a identificarem, debaterem e atribuírem prioridades a projetos de superior interesse para o concelho. No sentido de aproximar os jovens das decisões municipais, motivando a cidadania ativa, a autarquia disponibiliza uma verba global de 15 mil euros para a concretização dos melhores projetos, a inscrever no Orçamento Municipal de 2015.

No passado dia 5 de junho decorreu a apresentação do OPJ ao público escolar, numa sessão que contou com a presença de 230 alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário das escolas do concelho, no auditório do Cine-Teatro de Estarreja. Na mesma sessão, os alunos assistiram à peça de teatro “Eles são mesmo assim?”, de Lucinda Coxon, interpretada pelo grupo PÉ NO PALCO.AVANCA. Com encenação de Armandina Ramos, a peça recebeu uma menção honrosa na competição PANOS, da Culturgest.

Submissão de propostas em setembro

O OPJ destina-se a jovens com idade entre os 12 e os 30 anos, residentes, estudantes, membros de associações ou naturais do concelho de Estarreja. As propostas devem ter a população jovem como público-alvo e não podem exceder os 5 mil euros, para projetos de âmbito escolar, nem 10 mil euros, no caso de sugestões de âmbito municipal.

As propostas devem ser apresentadas através de formulário próprio e enviadas para cmj@cm-estarreja.pt entre os dias 15 e 30 de setembro. Cada jovem pode participar no OPJ com apenas um projeto que será alvo de votação pública durante a Assembleia Municipal Jovem, em outubro.
Esta iniciativa anda de mãos dadas com o Orçamento Participativo Municipal (OPM), que se realiza pela primeira vez na história do Município.

Estarreja é um dos 14 municípios portugueses a promover um Orçamento Participativo, uma iniciativa que pretende promover a aproximação dos cidadãos à gestão municipal.

Começa já o teu projeto

FASES DE PARTICIPAÇÃO NO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM