Câmara de Estarreja incentiva à compostagem em projeto-piloto

“Este compostor é seu, utilize-o!”. O desafio é lançado pela Câmara Municipal de Estarreja aos moradores da Quinta da Costeira, freguesia de Beduído. Assinalando o Dia Mundial do Ambiente, que se celebrou a 5 de junho, a autarquia procedeu à instalação de um compostor, no âmbito do projeto-piloto denominado “Compostagem, Mais uma Forma de Reciclar”.

segunda, 23 de junho 2014

Numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal, através do Setor de Ambiente e Serviços Urbanos, e do Grupo de Ambiente do PACOPAR – Painel Consultivo Comunitário do Programa Atuação Responsável, promove-se um projeto inovador de cooperação comunitária na zona da Quinta da Costeira, freguesia de Beduído, onde existem cerca de 5 dezenas de fogos.

O projeto tem a finalidade de dar uma alternativa à população ali residente, criando um espaço em terreno municipal, onde os munícipes aderentes poderão colocar num compostor os resíduos urbanos biodegradáveis (relva de jardim, borras de café, restos de vegetais, folhas).

A compostagem é um processo simples, através do qual os munícipes podem contribuir de forma positiva para a diminuição de resíduos indiferenciados produzidos e enviados para aterro. Muitos dos resíduos que enviamos para o caixote do lixo podem ser reciclados através da compostagem que consiste na decomposição biológica de resíduos orgânicos. No fim do processo, é originado o composto que, utilizado como adubo, melhora a estrutura do solo e sem efeitos adversos para o ambiente.

Preservar e Cuidar do Ambiente é o lema do Município de Estarreja e esta constitui mais uma das ações positivas pelo meio ambiente, promovendo igualmente a separação seletiva das fileiras de papel/cartão, plástico/metal, vidro e pilhas.