AVANCA 2014: Festival é “evento âncora da política cultural do município”

A Câmara Municipal formalizou a assinatura do Contrato-Programa com o Cine-Clube de Avanca, onde se assume como coorganizadora do AVANCA 2014 - encontros internacionais de cinema, televisão, vídeo e multimédia. Com a 18º edição do festival prestes a arrancar, o CCA conta com um apoio financeiro 20% superior ao fornecido no ano passado para a realização do certame.

segunda, 07 de julho 2014

A Câmara Municipal de Estarreja formalizou na manhã de sexta-feira, dia 4 de julho, a assinatura de um Contrato-Programa com o Cine-Clube de Avanca (CCA) onde se assume como coorganizadora do AVANCA 2014 - encontros internacionais de cinema, televisão, vídeo e multimédia. Com a 18º edição do festival prestes a arrancar, o CCA conta com um apoio financeiro 20% superior ao fornecido no ano passado para a realização do certame.

Com uma comparticipação global de 25000€, o Município de Estarreja oficializa-se como coorganizador do AVANCA 2014 e como principal apoiante do festival que acontece de 23 a 27 de julho deste ano. A este montante são ainda adicionados todos os meios logísticos, recursos humanos e técnicos, “imprescindíveis à boa organização do evento”, conforme está descrito no documento. Um aumento de 20% face ao apoio financeiro concedido na edição anterior do evento, justificado pela dimensão do festival e pela consolidação da parceria entre o CCA e o Município, no sentido de trabalhar o cinema como área de referência no concelho.

“A Câmara Municipal, desde o início do AVANCA, é coorganizadora e é também das entidades que mais assume, quer do ponto de vista da proximidade, logística, mas também do ponto de vista financeiro, a realização deste evento que nós consideramos como um dos eventos culturais de grande relevo no panorama cultural concelhio.” Presente na cerimónia de assinatura do Contrato-Programa, João Alegria, Vereador da Cultura do Município de Estarreja, sublinhou ainda que este festival internacional é “um evento âncora da política cultural do município”, estando a Câmara empenhada em colaborar de forma cada vez mais ativa nas várias dimensões do AVANCA, contribuindo para o seu crescimento e influência.

Diamantino Sabina, Presidente da Câmara, concorda com a elevação do certame: “precisamos de pôr este festival na ribalta exatamente por ser um dos principais festivais nacionais de cinema.” Durante a sessão o autarca frisou que reconhece “o relevo deste festival” e quer “dar-lhe cada vez mais relevo”, notando que “com a elevação deste festival também se eleva o nome de Avanca e de Estarreja”.

A formalização do Contrato-Programa aconteceu no passado dia 4 de julho, com as assinaturas do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e do Presidente da Direção do CCA, António Costa Valente. A sessão decorreu nos Paços do Concelho e contou ainda com a presença dos meios de comunicação social locais e regionais.

O AVANCA alcançou a maioridade

Agradecido, António Costa Valente, Presidente da Direção do CCA, sublinhou o papel essencial do Município na realização do AVANCA 2014. Para o realizador, argumentista, produtor e professor, “se não houvesse este apoio, dificilmente este festival poderia acontecer”, acrescentando que “é com ele que podemos pensar em termos de crescimento”.

A 18ª edição do AVANCA - encontros internacionais de cinema, televisão, vídeo e multimédia decorre de 23 a 27 de julho na freguesia de Avanca, concelho de Estarreja. São mais de 2000 filmes inscritos, provenientes de mais de 60 países. Este espaço de competição internacional de filmes será também palco de workshops e da 5ª edição da AVANCA | CINEMA,  Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação, com a presença de cineastas emergentes e de renome nas várias geografias e latitudes.

Na opinião de Costa Valente, “o concelho de Estarreja é, dentro de toda a Região Centro do país, um espaço de cinema por excelência”. Uma posição para a qual o CCA e o próprio festival AVANCA têm contribuído, levando “o nome de Estarreja bem longe”, acrescenta João Alegria.

Uma parceria que não se esgota nos quatro dias do festival

“O festival para nós não se resume a estes quatro dias, tendo um antes, um pós e uma continuidade”, explica João Alegria. A assinatura do Contrato-Programa foca-se no apoio ao AVANCA, mas não esquece a relação e integração do CCA na vida municipal. A antiga parceria entre a Câmara de Estarreja e o CCA reiniciou, em 2014, um novo ciclo com projetos conjuntos como o programa Quintas de Cinema, no Cine-Teatro Municipal, que aposta no cinema de autor e na difusão das produções europeias e do próprio CCA.

Este “rechamar” do CCA volta a verificar-se ainda durante o mês de julho numa antecipação do AVANCA 2014, com a exibição de duas sessões de cinema ao ar livre no centro de Estarreja. Dias 11 e 18 de julho, a Praça Francisco Barbosa e o Parque Municipal do Antuã recebem, respetivamente, o aquecimento para o festival com a exibição de 18 curtas-metragens de ficção e animação, representando 13 países e 3 continentes.

A grande maioria dos filmes passou por edições anteriores do AVANCA, tendo arrecadado prémios neste festival e um pouco por todo o mundo. Uma iniciativa que “visa, por um lado, dar a oportunidade às pessoas de ficarem mais despertas, participarem, começarem a gostar mais de cinema e, por outro lado, fazer com que o festival se espalhe e envolva todo o concelho, nomeadamente a cidade”.

O AVANCA 2014 é uma coorganização do CCA e do Município de Estarreja, tendo também este último como principal apoiante, além do Instituto Português do Desporto e Juventude e o Instituto do Cinema e do Audiovisual/Secretaria de Estado da Cultura.

+info www.avanca.com