CRE presta homenagem ao seu presidente Nelson Agra

No dia em que comemora 104 anos, o CRE – Centro Recreativo de Estarreja promove uma Sessão Solene de Homenagem a Nelson Agra, presidente da direção durante duas décadas, desde 1994 até ao seu falecimento ocorrido no passado dia 22 de maio de 2014. Realiza-se esta quinta-feira, dia 10, às 19h, na Biblioteca Municipal.

terça, 08 de julho 2014

O CRE – Centro Recreativo de Estarreja promove uma Sessão Solene de Homenagem a Nelson Agra, presidente da direção durante duas décadas, desde 1994 até ao seu falecimento ocorrido no passado dia 22 de maio de 2014.

No dia em que comemora 104 anos, o CRE lembra a figura do seu dirigente numa sessão agendada para dia 10 de julho, às 19h, na Biblioteca Municipal de Estarreja.

Fundada a 10 de julho de 1910 e agraciada um século depois em 2010 com a Medalha de Mérito Municipal, esta é a 3ª coletividade mais antiga do concelho em atividade.

Desde o início do século passado, ao longo das décadas, e em diferentes sedes, foi promovendo sessões de Cinema, espetáculos de Teatro e Variedades, Bailes, Batalhas de Flores, Conferências, Exposições. Foi sempre um importante espaço aberto ao debate e de dinamização social e cultural. Já depois do 25 de Abril de 1974, acrescentou às habituais iniciativas o ensino do Karaté, do Xadrez, da Fotografia, o Bailado e de novo o Teatro, com Grupo próprio.

Surgem posteriormente a Pintura e o Atletismo. Aliás, a secção de Atletismo é uma referência, quer na competição, quer na revitalização do prestigiado Grande Prémio de Estarreja. E mais recentemente, o CRE cria também uma secção de Squash. Sucessivas gerações de Estarrejenses usufruíram das iniciativas do Centro e aí enriqueceram o seu percurso de vida e de cidadania.

Voto de Pesar da Câmara Municipal

Recorde-se que a Câmara Municipal deliberou por unanimidade exarar um Voto de Pesar pela perda deste ilustre estarrejense, na reunião de 12 de junho de 2014.

Nelson Domingos Almeida Agra, nascido em Estarreja a 22 de dezembro de 1944, fez o seu percurso escolar na Escola Conde Ferreira, onde concluiu a 4ª classe, e no Externato Egas Moniz, onde conclui o Curso Geral dos Liceus. Como militar, iniciou o serviço militar obrigatório em 1966, nas Caldas da Rainha, passando por Tavira e Aveiro. Em Julho de 1967, partiu para Angola, para cumprir uma comissão de serviço em Cabinda, tendo regressado em Julho de 1969.

Profissionalmente, depois de uma passagem curta pelo Amoníaco Português, dedicou a sua vida profissional à banca (Banco Pinto & Souto Maior; Banco Fernandes Magalhães; Banco Português do Atlântico), desde 1971 até à reforma, tendo sido sempre reconhecido como um excelente profissional.

Paralelamente à sua vida profissional dedicou muito do seu tempo, empenho, entusiasmo e energia à comunidade estarrejense, quer como atleta, no Clube Desportivo de Estarreja, na década de 60, quer como dirigente associativo. Enquanto jogador do CDE foi capitão de equipa, dirigente e até responsável técnico na época de 1973/1974, por abandono do treinador na 2ª volta do Campeonato da 1ª Divisão de Aveiro.

Da sua participação cívica ativa em diversas coletividades, destaca-se o facto de ter sido Sócio de Mérito da Associação de Futebol de Aveiro e dirigente do Clube Desportivo de Estarreja e do CRE – Centro Recreativo de Estarreja. Em 1982, assumia funções como Secretário da Assembleia Geral no CRE. Mais tarde, e durante 20 anos, foi seu Presidente, desde 1994 até ao seu falecimento.

Nelson Agra, com a sua simplicidade, boa disposição e trabalho associativo, sempre contribuiu para elevar o nome de Estarreja, dentro e fora de portas.

“Estarreja é a melhor terra do mundo!”
Nelson Agra, junho de 2010, durante a cerimónia solene do Dia do Município no discurso de atribuição da Medalha de Mérito Municipal ao CRE – Centro Recreativo de Estarreja.

Atas das Reuniões de Câmara disponíveis neste link http://www.cm-estarreja.pt/atas.php?cat=189