Autarca quer visita do Secretário de Estado da Saúde

A Câmara Municipal de Estarreja quer que o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Ferreira Teixeira, conheça a realidade do Hospital Visconde de Salreu. O Presidente da autarquia, Diamantino Sabina, dirigiu o convite ao responsável para visitar a unidade que constitui o Polo de Estarreja do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

quinta, 10 de julho 2014

A Câmara Municipal de Estarreja quer que o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Ferreira Teixeira, conheça a realidade do Hospital Visconde de Salreu. O Presidente da autarquia, Diamantino Sabina, dirigiu o convite ao responsável para visitar a unidade que constitui o Polo de Estarreja do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), tendo como objetivo sensibilizar o governante para a defesa dos serviços de saúde de proximidade e manifestar preocupação com a atual gestão do CHBV e com o esvaziamento do hospital estarrejense.

Na expectativa de que “o convite terá o melhor acolhimento e aceitação” por parte do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Ferreira Teixeira, o presidente da Câmara Municipal de Estarreja espera o ”agendamento da visita com a maior brevidade”.

Tendo dirigido um primeiro convite na reunião realizada no dia 3 de junho com o representante do Governo e com o Conselho Diretivo da ARS Centro, em Coimbra, Diamantino Sabina reiterou no final do mesmo mês o convite para uma visita ao Polo de Estarreja do Centro Hospitalar do Baixo Vouga – Hospital Visconde de Salreu.

Cirurgia de Ambulatório mantem nota excelente

Num contexto de desconhecimento face ao futuro do CHBV, e em particular quanto aos serviços prestados pelo Hospital de Estarreja, Diamantino Sabina faz questão de mencionar ao Secretário de Estado a avaliação da Entidade Reguladora da Saúde no programa SINAS, “em que o Hospital Visconde de Salreu, no indicador "Excelência Clínica", a Cirurgia de Ambulatório voltou a ter classificação de 3+. Na avaliação global do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, constatamos que Estarreja continua a ter a melhor avaliação, pese não tenha conseguido a classificação de “3+” em todos os parâmetros de avaliação”.

Na opinião do autarca perante a apreciação positiva da Entidade Reguladora da Saúde, que mais uma vez atesta que a Unidade de Cirurgia de Ambulatório do hospital estarrejense é uma das melhores do país, não se compreende que se assista a um esvaziamento da unidade. “Naturalmente, é com muita satisfação que recebemos esta avaliação da Entidade Reguladora da Saúde, mas infelizmente as consecutivas avaliações positivas e destacadas dos restantes polos do CHBV não têm sido suficientes para garantir a manutenção da carteira de serviços do Hospital Visconde de Salreu”, contesta Diamantino Sabina.

O líder do município de Estarreja lança outro dado para a discussão: “dois terços do Hospital Visconde de Salreu são espaços fechados/ subaproveitados, o que muito nos indigna quando sabemos que os polos de Aveiro e Águeda, em determinados serviços, não estão a conseguir dar uma resposta de qualidade aos seus utentes”.

Além do mais, apresentou ao Secretário de Estado o histórico da perda de serviços do Hospital Visconde de Salreu desde que, em 2011 formalmente e em 2012 operacionalmente, foi integrado no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, para que o governante tenha “uma melhor e mais fácil perceção da realidade”.