AVANCA 2014: Inscrições abertas para o COMBATE DE CINEASTAS

O Festival de Cinema AVANCA 2014 acaba de lançar um repto aos cineastas e estudantes de cinema e afins para um COMBATE DE CINEASTAS. Durante 4 dias, entre 23 e 27 de julho, os participantes filmam e desenvolvem obras de ficção, animação e documentário em filmes produzidos por equipas onde se misturam todas as nacionalidades

sexta, 11 de julho 2014

O Festival de Cinema AVANCA 2014 acaba de lançar um repto aos cineastas e estudantes de cinema e afins para um COMBATE DE CINEASTAS. Durante 4 dias, entre 23 e 27 de julho, os participantes filmam e desenvolvem obras de ficção, animação e documentário em filmes produzidos por equipas onde se misturam todas as nacionalidades. Será um combate de criatividade, de experimentação fílmica, de explosão narrativa e de apuro técnico. Os melhores filmes resultantes serão exibidos no grande ecrã e terão distribuição e exibição em eventos por todo o mundo.

Os workshops internacionais são agora COMBATE DE CINEASTAS. Participar é integrar uma equipa de cinema inesperada e produzir um filme para o grande ecrã dos cinemas. Para isso, basta escolher e/ou sugerir um projeto e definir preferências na equipa de rodagem, na ficha de inscrição. O AVANCA 2014 organizará o resto!

O AVANCA 2014 – encontros internacionais de cinema, televisão, vídeo e multimédia posiciona-se atualmente como um dos festivais de cinema mais importantes do país. Uma coorganização do Cine-Clube de Avanca e do Município de Estarreja.

 

COMBATE DE CINEASTAS

Os Tutores
Cineastas premiados são os tutores das equipas, apoiando, com a sua experiência, cada um dos filmes em produção.


1- Projetos de Ficção (imagem real)

Veit Helmer (Alemanha)
Premiado e nomeado em Atenas, Sundance, Chicago, Gijón, San Sebastian, Seattle, Moscovo, Turim e muitos outros festivais internacionais de cinema, o seu último filme “Baikonur” foi premiado no AVANCA 2013. Tendo em 2005 orientado um workshop e realizado em Avanca a curta-metragem “Boom”, Veit marca uma geração de novos e brilhantes realizadores da Alemanha. Veit deverá realizar em Avanca um novo filme.

David M. Lorenz (Alemanha)
O surpreendente “In the Nick of Time” ganhou o Prémio Curta-metragem no AVANCA 2013. Um cineasta de uma novíssima geração do cinema europeu.

Michael Denton (RU) e Anna McCrickard (RU)
Em 1999, os dois formam a OVERLAP, responsável por projetos inovadores e de grande apuro técnico. “Returning” foi distinguido no AVANCA 2013.

Adolf El Assal (Egipto)
Nascido em Alexandria, cresceu em Dubai, Londres e Luxemburgo. Produtor de vários filmes premiados, ganhou no AVANCA 2013 o Prémio Trailer in Motion com “Les Fameux Gars”.

Patrícia Vidal Delgado (Portugal)
Estudou artes em Londres e os seus trabalhos estão espalhados por vários países. No AVANCA 2013 ganhou o Prémio Estreia Mundial Curta-metragem com “Bué Sabi”.


2- Projetos de Documentário

Anne Schiltz (Luxemburgo)
Tendo estudado antropologia visual em Manchester, é realizadora de documentários. “Cello Tales” ganhou ex-aequo o Prémio Televisão no AVANCA 2013.

Joaquim Pavão (Portugal)
Compositor e documentarista, no AVANCA 2013 ganhou o Prémio Competição Avanca – documentário, com “Fios do Tempo”.


3- Projetos de Animação

Marcin Wasilewski (Polónia)
“Lost Senses” ganhou o Prémio Animação no AVANCA 2013 e tem estado nos maiores festivais da animação mundial. Acaba de terminar um novo filme.

Paulo d'Alva (Portugal)
Natural de Avanca onde realizou os seus primeiros filmes de animação, no AVANCA 2013 ganhou o Prémio Competição Avanca – ficção com o filme de animação “Carrotrope”.

Apoio Especializado
As equipas terão ainda apoio especializado de alguns dos melhores profissionais do cinema português.


Programa
Dia 23 (quarta-feira)

18h - Apresentação das equipas

Dia 24 (quinta-feira); Dia 25 (sexta-feira); Dia 26 (sábado)
9h30 às 17h30 - Masterclass com os tutores da sua equipa, início da produção, visita de locais de filmagem e escolha de atores.

Preparação, filmagens e montagem.

Dia 27 (domingo)
Manhã - Apresentação de cenas dos filmes produzidos.


A Inscrição
Individual | 60 euros
Inclui:
- pequenos almoços;
- jantar inaugural;
- almoço final;
- documentação;
- sessões do festival;
- possibilidade de acampar sem custos.

 

COMBATE DE CINEASTAS

Um desafio
Uma oportunidade
Uma experiência profissional
AVANCA 2014, um encontro e um festival que comemora a 18ª edição a exibir e a apoiar o ato criativo de cineastas de todo o mundo.

 

Contactos para informações e inscrições:
AVANCA 2014
Cine-Clube de Avanca
Tel/fax – 234880658
ccavanca@gmail.com
www.avanca.com