Concerto comemora 46º Aniversário da Casa Museu Egas Moniz

A Casa do Marinheiro foi transformada em Casa-Museu Egas Moniz no dia 14 de julho de 1968. A data de comemoração dos 46 anos da Abertura da Casa Museu do único Prémio Nobel da Medicina português será assinalada pela Câmara Municipal de Estarreja no próximo sábado, dia 19 de julho, às 21h30.

segunda, 14 de julho 2014

19 julho, sábado | 21h30
Sala dos Vidros | Casa Museu Egas Moniz, Avanca (entrada livre)

Música e Poesia propiciam uma viagem romântica numa noite perfeita de verão. O Concerto Romântico é produzido pela Banda Visconde de Salreu, que se fará acompanhar por José Ferreira e Jorge Neves, do Grupo Poético de Aveiro. As entradas são livres.

Paredes silenciosas já escutaram muitos diálogos de um amor sereno e eterno… O serão vai decorrer na Sala dos Vidros, no primeiro andar do histórico edifício, desenlaçando memórias em cada peça meticulosamente escolhida, num cenário cercado de obras de pintura de Silva Porto, Henrique Medina, José Malhôa, Abel Salazar, Carlos Reis D. Carlos e de peças raras de cristal de Karlsbad e vidro e cristais portugueses da fábrica da Vista Alegre.

3 centenas de visitantes por mês

Neste primeiro semestre de 2014, a Casa-Museu recebeu 1741 visitantes, dos quais 631 se inserem no público escolar. Entre janeiro e junho, o espaço de eleição do Prémio Nobel da Medicina recebeu uma média de 290 visitantes por mês.

“A Casa Museu Egas Moniz tem vindo progressivamente a constituir-se como uma referência da cultura científica”, afirma o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, “atraindo mais pessoas e entrando nas rotas turísticas do concelho e da região”. As parcerias com outras Casas Museu, nomeadamente no âmbito da Associação Portuguesa das Casas Museu, participando em eventos comuns e dando a conhecer o seu magnífico espólio “potenciam esse conhecimento e a vinda de pessoas ao Concelho”, considera o responsável.

Esse trabalho resulta de “um esforço contínuo e transversal, aproveitando todos os recursos que existem na Casa Museu e na Quinta do Marinheiro”. A aposta na formação do público escolar com ações ligadas à educação ambiental, muitas delas sediadas no Moinho de Meias, e as visitas diferenciadas dos “Recantos do Marinheiro” da Casa Museu são, menciona João Alegria, “dois exemplos que concretizam a aposta na divulgação do ex-libris de Avanca”.

Única em Portugal

Única Casa-Museu de um Prémio Nobel em Portugal, intimamente relacionada com Egas Moniz – que em 1949 recebeu aquele galardão na área da Medicina –, neste espaço cultural podem ver-se obras de D. Carlos de Bragança, Silva Porto, Malhoa, Carlos Reis, Henrique Medina, Falcão Trigoso, Júlio Pomar, Abel Salazar, bem como coleções de mobiliário, cerâmica, ourivesaria, vidro, têxteis, gravura, escultura e a sua notável biblioteca pessoal. Está classificada pelo Ministério da Cultura como um Imóvel de Interesse Público.

Email: museuegasmoniz@cm-estarreja.pt
Telefone: 234 884 518 | Telemóvel: 967 128 579
Morada: Rua Prof. Doutor Egas Moniz, 3860-078 Avanca
GPS: N 40º 48’ 22.0” | W 8º 35’ 21.2”