“Educação é uma aposta evidente”

Plano Municipal reúne 52 ações e programas

O Programa Municipal de Educação (PME) reúne o conjunto de atividades, projetos, parcerias e recursos existentes em Estarreja. São mais de 50 ações distribuídas por 12 áreas temáticas, desde o Apoio à Família e Enriquecimento Curricular, passando pela Educação Ambiental, Promoção da Leitura ou Educação pela Arte.

terça, 16 de setembro 2014

Assinalando a abertura de mais um ano letivo, a Câmara Municipal de Estarreja promoveu na última sexta-feira a habitual sessão de boas-vindas aos agentes educativos onde apresentou à comunidade escolar o PME. Um total de 3406 alunos dos Agrupamentos Escolares de Estarreja e Pardilhó regressam esta semana às salas de aula e têm à sua espera uma mão cheia de ações e projetos educativos.

“Apostamos no Desenvolvimento Económico, na Cultura, no Desporto, no Turismo Ambiental e, também porque é evidente, apostamos muito na Educação”, salientou o presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, na sessão que decorreu no Cine-Teatro de Estarreja. “As populações fixam-se onde há boas escolas para os seus filhos, são os principais motivos de fixação da população e de desenvolvimento da nossa sociedade. Reconhecemos isso e queremos isso claramente. Sinal claro disso é o investimento avultado que se tem feito nos equipamentos escolares, de excelência”, focou referindo-se às instalações completamente novas e outras renovadas que integram o parque escolar concelhio.

O êxito escolar “só é possível com o esforço de nós todos”. O envolvimento de toda a ‘família das escolas’ é essencial para que “o desenvolvimento se faça e para que a Educação se mantenha na vanguarda em Estarreja e se consiga acompanhar da melhor forma o desenvolvimento da Educação, das novas tecnologias e o que é melhor para os nossos filhos”, disse Diamantino Sabina.

Com “menos 330 alunos do que há 5 anos atrás” mas cada vez com mais “empenho e qualidade com o objetivo de formar alunos com os melhores resultados”, a Câmara Municipal de Estarreja reúne no PME um conjunto de “apostas que queremos que as escolas agarrem”, desafia o Vereador da Educação, João Alegria. O programa integra “projetos de raiz relacionados com atividades municipais como o OPJ – Orçamento Participativo Jovem e queremos consolidar e alargar outros como o Eco-Escolas”, um projeto de educação para a sustentabilidade, boas práticas ambientais e melhor qualidade de vida, ou projetos nas áreas do empreendedorismo e inclusão social.

Tendo como missão a “Educação com Qualidade”, João Alegria refere que “temos vindo a consolidar e a alargar a oferta do PME em diversas áreas, nomeadamente da educação ambiental e da educação formativa para as artes”. Deu o exemplo do mais recente programa “Boca(s) de Cena”, que numa iniciativa LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa, permite o contacto com artistas e bastidores de um espetáculo. João Alegria transmitiu uma novidade que vai acontecer já este mês. Antes do seu concerto no Cine-Teatro de Estarreja, agendado para sábado, dia 27 de setembro às 21h30, Miguel Araújo, o líder do grupo Os Azeitonas, vai estar na Escola Secundária, para uma conversa com os estudantes.

O responsável considera que o PME constitui um “instrumento que pode ser benéfico para o trabalho diário, sempre no respeito pelas aprendizagens direcionadas para a sala de aula”, contribuindo para os bons resultados escolares, além de criar jovens cidadãos mais interessados.

Galardoada novamente com o ECOXXI, Estarreja quer mais escolas verdes

Presente na sessão, a coordenadora nacional do Eco-Escolas, Margarida Gomes, fez um retrato à implementação deste programa que tem uma taxa de cobertura de 14% no país e de 15% no distrito de Aveiro (87 escolas). Estarreja tem duas Eco-Escolas, EBI Pardilhó desde 2001 e Egas Moniz de Avanca desde 2002, e Margarida Gomes espera que mais estabelecimentos de ensino locais se proponham envolver neste projeto que “põe as crianças e jovens no centro das decisões, poe-os no terreno, em ação”.

Alice Fragateiro, deixou o seu testemunho na qualidade de coordenadora local de Avanca do projeto Eco-Escolas. “Acredito no poder dos alunos”, sublinhou referindo o quanto “é gratificante” verificar que os gestos apreendidos são repercutidos no seio familiar. Este programa tem ainda a vantagem de conseguir chegar a franjas de alunos mais difíceis. “Este projeto permite agarrá-los e motivá-los”, demonstrou. Está orgulhosa por imprimir uma “consciência ecológica marcada” nos alunos que vão passando pelas suas mãos.

A participação das escolas é aliás um dos itens de avaliação da candidatura de Estarreja ao concurso “Município ECO XXI”. Este ano, o concelho estarrejense volta a ser laureado com o galardão atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. A Cerimónia de Entrega em Cantanhede, no dia 19 de Setembro. A notícia anunciada por Margarida Gomes deixou satisfeitos os representantes do executivo municipal bem como o público presente.

Na Sessão de Abertura do Ano Letivo, a Câmara Municipal prestou ainda homenagem aos docentes e não docentes que se aposentaram no ano letivo anterior.

Consulte aqui o Plano Municipal de Educação