Semana da Mobilidade: “Zonas 30” reforçam segurança rodoviária junto das escolas

Atividades para toda a família no domingo

A implementação de Zonas 30 em áreas escolares do concelho é uma das ações inseridas na Semana Europeia da Mobilidade (SEM) que permanecerá no espaço público de Estarreja. No domingo, comemoramos o Dia Europeu sem Carros, libertando o centro da cidade dos automóveis e ocupando a Praça Francisco Barbosa com diversas atividades para toda a família. Participe!

sexta, 19 de setembro 2014

A implementação de Zonas 30 em áreas escolares do concelho é uma das ações inseridas na Semana Europeia da Mobilidade (SEM) que permanecerá no espaço público de Estarreja. Garantindo mais segurança em vias onde circulam crianças, a Câmara Municipal decidiu criar, pela primeira vez, esta medida de acalmia de tráfego tendo em vista a redução da velocidade automóvel.

A medida vem, em primeira instância, assegurar uma melhor e mais segura mobilidade dos peões e ciclistas, contribuindo para incentivar e valorizar a cultura da utilização de meios suaves de mobilidade como a bicicleta, amigos do ambiente e alternativos ao carro.

Assegurando de igual forma a segurança rodoviária das escolas, a autarquia definiu 6 Zonas 30, próximas a estabelecimentos de ensino em ruas de travessia de crianças, levando os automobilistas a conduzirem com maior precaução e a adotarem velocidades seguras. Estas zonas de redução de velocidade encontram-se associadas às “entradas” e “saídas” dos arruamentos contíguos às escolas. A implementação da sinalização vertical decorreu na última quarta-feira.

ZONAS 30
Escola do Mato JI de Avanca
Escola do Mato EB, Avanca
Escola da Congosta EB1, Avanca
Centro Escolar Visconde de Salreu
Escola das Cabeças EB1, Veiros
Agrupamento de Escolas de Pardilhó

Sem carros no centro da cidade

A Praça Francisco Barbosa e o centro da cidade serão no próximo domingo, dia 21, resgatados dos carros. Estão todos convidados a ir a pé ou de bicicleta redescobrir a cidade, passear a bordo de uma charrete ou participar em vários jogos e competições, como uma Gincana de Bicicleta, a partir das 9h30. Algumas ruas e estradas vão estar fechadas ao trânsito (Avenida Visconde de Salreu desde a Rotunda das Bateiras até à Praça Francisco Barbosa; Rua Dr. Souto Alves; Rua dos CTT; Rua Dr. Casimiro Tavares; Rua dos Bombeiros Voluntários e Avenida 25 de Abril), por isso, o melhor é mesmo deixar o carro em casa.

21 setembro, domingo COMEMORAÇÃO DO DIA EUROPEU SEM CARROS

09h30-12h00 GINCANA DE BICICLETA, com várias provas de obstáculos. Competição para crianças e toda a família. Prémio para as 3 melhores equipas [Inscrição gratuita e obrigatória para inscricoesdesporto@cm-estarreja.pt | As equipas devem ser constituídas por, pelo menos, 1 criança/menor e 1 adulto | Local e hora de concentração: 9h00 - Praça Francisco Barbosa | Percursos pela praça e estradas interditas ao trânsito durante esse período]

Todo o dia ATIVIDADES DIVERSAS [Patinagem pelo Arsenal de Canelas, passeios de charrete, de veículo elétrico, de bicicleta, exibição de “pasteleiras”, ateliê “saudável”…]

Município distinguido com a bandeira verde ECOXXI e reconhecido pelas suas preocupações e boas práticas ambientais, Estarreja associa-se à iniciativa Semana Europeia da Mobilidade e Dia Europeu Sem Carros, com ações temporárias e permanentes no espaço público que promovam boas práticas em prol de uma melhor qualidade ambiental, sensibilizando para a importância da utilização dos meios de transporte alternativos ao automóvel.