Festival Sénior 2014

Outubro é o mês dedicado aos munícipes a partir dos 50 anos de idade. A promoção do bem-estar social desta faixa etária é o principal propósito do Festival Sénior, que a Câmara Municipal de Estarreja promove desde 2003, abrangendo iniciativas de carácter desportivo, cultural e recreativo. Participe!

quarta, 24 de setembro 2014

Outubro é o mês dedicado aos munícipes a partir dos 50 anos de idade. A promoção do bem-estar social desta faixa etária é o principal propósito do Festival Sénior, que a Câmara Municipal de Estarreja promove desde 2003, abrangendo iniciativas de carácter desportivo, cultural e recreativo.
 
 
Programa

SEXTA, 26 SETEMBRO
PASSEIO SÉNIOR 2014

Para seniores +65 anos, este passeio por Ponte de Lima, almoço e animação na Quinta do Cruzeiro, em Vila Praia de Âncora, vai reunir cerca de um milhar de idosos de todas as freguesias do Município. Um dia diferente, em boa companhia e com muita diversão.

DE 29 SETEMBRO A 3 OUTUBRO
II SEMANA ESTARREJA SOCIAL

Esta iniciativa contempla um conjunto de ações enquadradas na temática comemorativa de 2014 - Ano Europeu Contra o Desperdício Alimentar e irá envolver quer os destinatários das medidas de politica social, quer a comunidade. As atividades têm como foco a prevenção e promoção da saúde e bem-estar, na lógica do desenvolvimento social. Conversas, visitas, palestras e oficinas acontecem em vários espaços municipais e reúnem profissionais, instituições, famílias e indivíduos com o objetivo de promover a inclusão, privilegiando os mais vulneráveis aos efeitos da privação económica e da exposição ao risco, numa perspetiva de trabalho integrado e multidisciplinar com entidades da Rede Social. + info aqui
 
DE 5 A 12, 10H00-19H00 | PRAÇA FRANCISCO BARBOSA
4ª FEIRA DO LIVRO E DO ARTESANATO
10º ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL

A Biblioteca Municipal lança o convite aos estarrejenses para que visitem a 4ª edição da Feira do Livro e de Artesanato e comemorem os 10 anos do equipamento cultural. Encontros com autores, apresentações de livros, sessões de autógrafos, Horas do Conto, Contos com Fraldas, Contos para Pensar, Chá com Letras, espetáculos, momentos musicais e de animação cultural, vão diariamente motivar o encontro de pessoas no centro da cidade. + info aqui

TODAS AS QUARTAS E SEXTAS, 14H30-18H00
VISITAS CULTURAIS AO MUSEU ALIANÇA (UNDERGROUND)
EM SANGALHOS

Nas tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal surge este Museu com coleções que atravessam a arqueologia, arte etnográfica, esculturas do Zimbabué, minerais, fosseis, estanhos, cerâmica das Caldas e azulejos, pertencentes à Coleção Berardo. Estas visitas culturais acontecem nos dias 3, 8, 10, 15, 17, 22, 24, 29 e 31 de outubro (todas as quartas e sextas-feiras do mês) e incluem visita às Caves com aperitivos e degustação de vinhos.
Valor 3€ | inscrição obrigatória no GAME - Gabinete de Atendimento ao Munícipe (Paços do Concelho) | lotação limitada

DE 6 A 17, 14H30-17H00 | CINE-TEATRO
OFICINA DE TEATRO E MARIONETAS

Participe nesta oficina e faça parte do espetáculo “Me Mó Ria”, da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora. Destinada a maiores de 50 anos, a Oficina de Teatro e Marionetas desafia os participantes a resgatar movimentos, palavras, musicalidades e vivências das suas memórias. Ao lado de Filipa Mesquita, da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora, todos vão trabalhar na criação do espetáculo “Me Mó Ria”, que será apresentado no dia 19 de outubro. Os ensaios decorrem das 14h30 às 17h00, nos dias 6 a 10 e 13 a 17 de outubro. Os interessados podem inscrever-se até dia 1 de outubro para o e-mail promocao@cm-estarreja.pt, diretamente na Bilheteira do Cine-Teatro de Estarreja ou pelos telefones 234811300 / 925651668. Será aceite um máximo de 20 participantes. + info aqui

SÁBADO 11, 16H00 | PARQUE MUNICIPAL DO ANTUÃ
MEGA AULA ZUMBA GOLD

 
SÁBADO 18, 16H00 | COMPLEXO DE DESPORTO E LAZER
MEGA AULA DE HIDROGINÁSTICA

Participação gratuita inscrição obrigatória lotação limitada

Tem sido assim ao longo dos últimos anos e tornou-se numa marca reconhecida da EMD – Escola Municipal de Desporto, na sequência da criação do programa de ginástica de manutenção +50, que veio introduzir a prática do exercício físico regular nesta população. O Festival Sénior é o também palco de manifestações desportivas, como o Zumba e a Hidroginástica, que pretendem incentivar mais estarrejenses a praticarem exercício físico. + info sobre a oferta desportiva municipal aqui

DOMINGO 19, 16H00 | CINE-TEATRO
CASA DOS VENTOS + ME MÓ RIA

TEATRO DE MARIONETAS DE MANDRÁGORA E PARTICIPANTES DA COMUNIDADE
 
SÁBADO 25, 21H30 | CINE-TEATRO
TÁXIS DOS NOSSOS DIAS

COMÉDIA MUSICAL COM ANABELA, ANA GUIOMAR, JOAQUIM NICOLAU, SANDRA FALEIRO E ROSA DO CANTO
+ info aqui

DOMINGO 26, 15H00 | FILANTRÓPICA VEIRENSE (VEIROS)
MATINÉ DANÇANTE

Este será o último de 7 bailes de domingo à tarde que percorreram as freguesias do concelho. O programa “Matinés Dançantes” é vocacionado para os seniores e seus familiares e realizado em articulação com as Juntas de Freguesia. Estão todos convidados para dançar. A tarde é animada com música ao vivo e o início está marcado para as 15h.

MOMENTOS +50
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA
Porque é sempre bom recordar, durante todo o mês de outubro as atividades promovidas pelo Município de Estarreja e desenvolvidas junto da população sénior, desde 2003, vão percorrer o Cine-Teatro de Estarreja, a Biblioteca Municipal e o Complexo de Desporto e Lazer, através desta exposição fotográfica.
 
 

 

:: Nas atividades sujeitas a inscrição e com vagas ou lotação limitada, a confirmação de participação deve ser comunicada no Complexo de Desporto e Lazer, na Piscina Municipal de Avanca ou no Gabinete de Apoio ao Munícipe. No caso do Workshop de Marionetas, as inscrições devem ser feitas no Cine-Teatro de Estarreja.