4ª Feira do Livro e do Artesanato arranca a 5 de outubro

Margarida Rebelo Pinto e Pedro Chagas Freitas entre os presentes

A Feira do Livro e do Artesanato de Estarreja está de volta, com novo formato e local. Inserida nas comemorações do 10º aniversário da Biblioteca Municipal, o certame invade a Praça Francisco Barbosa, no centro da cidade, de 5 a 12 de outubro, com múltiplas atividades em torno do livro, da promoção da leitura e do artesanato urbano.

quarta, 01 de outubro 2014

Durante 8 dias consecutivos, a 4ª Feira do Livro e do Artesanato oferece aos visitantes várias iniciativas culturais que passam por momentos de música, dança e teatro, sem esquecer a presença de diversos escritores portugueses com apresentação de livros e sessões de autógrafos. Vão estar disponíveis centenas de livros das principais editoras nacionais, através da presença de quatro livreiros do concelho e da região.

A mostra de artesanato conta com a participação de associações e instituições locais como a Cerciesta, Centro Paroquial de Fermelã e Associação Humanitária de Salreu, além de artesãos em nome individual com conjuntos de peças tradicionais e contemporâneas. O gosto pela leitura e a promoção do artesanato concelhio aliam-se num certame que viaja pelo mês de outubro para celebrar a sua 4ª edição.

Margarida Rebelo Pinto, Pedro Chagas Freitas e a dupla de “Uma Aventura” em destaque

No total, 9 autores e escritores compõem o programa da 4ª Feira do Livro e do Artesanato de Estarreja. No primeiro dia, 5 de outubro, Margarida Rebelo Pinto, considerada a mais romântica das escritoras portuguesas, está convidada para estrear a iniciativa “Encontro com Autores”, às 16h00, seguida de sessão de autógrafos. Margarida Rebelo Pinto é autora do best-seller “Sei Lá” (1999) e dona de dezenas de títulos entre romances, crónicas, biografias.

Dia 8, o premiado escritor infanto-juvenil António Mota apresenta-se em duas sessões de autógrafos às 10h30 e às 11h30. Estas sessões continuam dia 9, com a presença de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, a dupla da coleção “Uma Aventura”, que em abril deste ano lançou mais um livro da saga: “Uma Aventura na Casa da Lagoa”.

João Mésseder e Rachel Caiano apresentam o livro “Tudo é sempre outra coisa”, às 10h30 e às 11h30 do dia 10 de outubro e, no dia seguinte, é a vez dos estarrejenses Diogo Carvalho e Liliana Lavado apresentarem, respetivamente, a graphic novel “Obscurum Nocturnus” e o romance “Encontro em Itália”, às 16h00.

A Feira do Livro e do Artesanato encerra a 4ª edição com a presença especial de Pedro Chagas Freitas, às 17h00 do dia 12. Jovem escritor com dezenas de publicações e um currículo vasto dedicado à escrita e literatura, Pedro Chagas Freitas é um criativo por excelência e apresenta-se em Estarreja com o seu mais novo trabalho debaixo do braço: “Prometo Falhar”.

10º aniversário da Biblioteca Municipal com mais livros e descobertas literárias

A IV Feira do Livro e do Artesanato faz parte do programa comemorativo do 10º Aniversário da Biblioteca Municipal, um livro aberto para ler, ouvir, sonhar e partilhar. Uma década depois, a Biblioteca não podia deixar passar a efeméride, sugerindo atividades durante o mês de outubro, onde o livro é protagonista.

As sugestões, abertas a toda a população, vão desde visitas guiadas, workshops e lançamento do livro “Sábado à noite” de Carlos M. Vieira (25 de outubro), até um Jantar Literário (inscrições até 6 de outubro) com a presença do escritor estarrejense Sérgio Paulo Silva e a apresentação de “Poetas com Voz”, por Luís Portugal e Rui Vilhena (Vozes da Rádio).

De 3 a 31 de outubro a Biblioteca Municipal de Estarreja terá em exposição “10 Anos – Os 10 Melhores Leitores da Biblioteca”, com inauguração e entrega de prémios agendada para as 16h00.