Estarrejenses escolheram projetos que querem ver concretizados

6 ideias vencedoras, entre 24 projetos finalistas. Concluída a fase de votação do OPM – Orçamento Participativo Municipal 2014-15, contaram-se mais de 2700 votos distribuídos entre as duas categorias a sufrágio: Municipal e Freguesias. Os estarrejenses manifestaram a sua vontade e os projetos vencedores vão agora ser incluídos no Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal para 2015.

terça, 07 de outubro 2014

6 ideias vencedoras, entre 24 projetos finalistas. Concluída a fase de votação do OPM – Orçamento Participativo Municipal 2014-15, contaram-se mais de 2700 votos distribuídos entre as duas categorias a sufrágio: Municipal e Freguesias. Os estarrejenses manifestaram a sua vontade e os projetos vencedores vão agora ser incluídos no Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Estarreja para 2015.

O apoio à Unidade de Cuidados Integrados e Continuados de Avanca foi o projeto vencedor do processo do OPM 2014-15, na categoria de âmbito municipal (50 mil €), conquistando 75,51% dos votos dos estarrejenses.

Na vertente Freguesias (10 mil €), em Avanca saiu vencedora a ideia de construção de um Parque Infantil na Praça Júlio Neves (49,84% dos votos), no centro da Vila.

Na União de Freguesias Beduído e Veiros, a maioria dos votos (76,50%) recaiu sobre o apoio às obras do Centro de Dia e Apoio Domiciliário da A.S.S. Filantrópica Veirense.

“Escola aberta à comunidade” foi o projeto vencedor na União de Freguesias de Canelas e Fermelã (62,18%), com o propósito de reabilitar e adaptar a Escola Primária de Canelas para dar apoio à Banda, Escuteiros e a outros grupos da freguesia.

Em Pardilhó, ganhou o embelezamento exterior da sede do Club Pardilhoense (70,48%).

Em Salreu, foi eleito o único projeto a sufrágio: a criação da Rota do Antuã - Percurso Pedestre e Ciclável na zona norte/ nascente da freguesia.

A fase de votação decorreu entre 15 e 30 de setembro via online, tendo a votação presencial decorrido no dia 29 nas Juntas de Freguesia. Num universo de 2711 votos que dizem respeito às duas vertentes a sufrágio – municipal e freguesias – 1697 foram submetidos através da plataforma na internet e 1014 foram feitos presencialmente.

A listagem final de ideias admitidas incluía um conjunto de 24 propostas, sete das quais de âmbito municipal e 17 propostas respeitantes à vertente freguesias: 5 de Avanca, 4 de Beduído e Veiros, 3 de Canelas e Fermelã, 4 de Pardilhó e uma de Salreu.

Resultados das votações aqui