Aviso à população: Aguaceiros, vento forte e trovoada

Face às condições meteorológicas, prevendo-se aguaceiros, vento forte e trovoada, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Estarreja alerta a população para as necessárias medidas preventivas.

terça, 07 de outubro 2014

Face às condições meteorológicas, prevendo-se aguaceiros, vento forte e trovoada, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Estarreja alerta a população para as necessárias medidas preventivas.

AVISO À POPULAÇÃO
11/2014/SMPC_ESTARREJA

De acordo com o Comunicado Técnico Operacional 24/2014, proveniente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), no seguimento de informação atualizada e transmitida pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os dias 8 e 9 de Outubro:

• Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes (até 20 mm/h e ou 30 mm/6h) e com condições favoráveis à ocorrência de trovoada, nas regiões do norte e do centro, em especial nas regiões do litoral onde pode ser mais persistente (até 40 mm em 6 horas), a partir do final do dia de hoje, terça-feira até ao final do dia de quinta-feira, podendo estender-se nesse último dia também às regiões do sul.

• Vento do quadrante sul forte com rajadas da ordem de 80 km/h, nas terras altas (a partir dos 600 metros de altitude).

• Agitação marítima na costa ocidental, em especial a norte do cabo da Roca com ondas de noroeste até 4 metros.

• Neblina ou nevoeiro que poderá persistir ao longo do dia em alguns locais.

MEDIDAS DE AUTO-PROTEÇÃO RECOMENDADAS À POPULAÇÃO

• Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e acumulação de neve;

• Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

• Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

• Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;

• Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte;

• Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas;

• Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima;

• Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança.

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt