Festival convida seniores a saírem de casa

Em outubro, o Festival Sénior dedica um conjunto de atividades aos maiores de 50 anos. O leque é variado para que chegue a todos os gostos e interesses e que podem ir do teatro ao exercício físico, das palestras a espetáculos, do artesanato à feira do livro. As visitas ao Museu Aliança são outras das ações que desafiam os Munícipes a sair de casa.

quarta, 08 de outubro 2014

O Passeio Sénior abriu o Festival Sénior 2014 que em outubro dedica um conjunto de atividades aos maiores de 50 anos. O leque é variado para que chegue a todos os gostos e interesses e que podem ir do teatro ao exercício físico, das palestras a espetáculos, do artesanato à feira do livro. As visitas ao Museu Aliança são outras das ações que desafiam os Munícipes a sair de casa.

Direcionado para a população idosa, com mais de 65 anos, o Passeio Sénior a Ponte de Lima, com almoço e animação na Quinta do Cruzeiro, em Vila Praia de Âncora, reuniu um milhar de idosos de todas as freguesias do Município, no dia passado dia 26 de setembro (ver galeria de imagens).

“Um dia alegre. Muito bom”, foi assim que Clotilde Viana, 72 anos, o classificou, na primeira vez que veio porque antes a saúde não havia permitido. Estava feliz e quer “voltar nos próximos anos”, haja saúde. Rosa Silva, 65 anos, também se estreou este ano. “Um dia bem passado”, comentava, “a falar, a rir”, enfim a fraternizar.

Dos seus 82 anos muito bem conservados, Vera Marques, exclamava que foi “dos melhores (passeios) a que assistiu. Foi muito bom e agradável”. Um momento precioso para “conviver e estarmos todos juntos com os amigos”. No final um desejo: “espero que (o Passeio) nunca acabe”. Para Conceição Rodrigues foi “tudo bom, do princípio ao fim. Este foi dos melhores passeios”. Esta é uma oportunidade de ouro que tem para rever amigos sendo a “única vez do ano” em que se juntam. Aproveitam para “pôr a conversa em dia”, diz satisfeita.

Organizado pela Câmara Municipal, em articulação com as Juntas de Freguesia, o Passeio enquadra-se nos objetivos globais do Festival Sénior: combater o isolamento, proporcionar momentos de convívio e promover o bem-estar social desta franja da população, conforme referiu o Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, que se juntou aos mil participantes marcando presença no convívio anual, acompanhado pelos Vereadores João Alegria e Rosa Simão.

Focada nestes objetivos, a Câmara Municipal de Estarreja concentra neste mês um conjunto de iniciativas de carácter desportivo, cultural e recreativo deixando a porta aberta para que os seniores continuem a participar em atividades municipais que se realizam ao longo de todo o ano.

Visitas ao Museu Aliança durante todo o mês

Sair de Estarreja e conhecer novos locais é também uma possibilidade. Este ano, o evento promove visitas ao Museu Aliança, em Sangalhos, todas as quartas e sextas-feiras à tarde.

Nas tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal surge este Museu com coleções que atravessam a arqueologia, arte etnográfica, esculturas do Zimbabué, minerais, fosseis, estanhos, cerâmica das Caldas e azulejos, pertencentes à Coleção Berardo.

As próximas visitas culturais acontecem hoje à tarde e dias 10, 15, 17, 22, 24, 29 e 31 de outubro e incluem visita às Caves com aperitivos e degustação de vinhos, pelo valor simbólico de 3€. A inscrição obrigatória pode ser feita no GAME - Gabinete de Atendimento ao Munícipe (Paços do Concelho).