1º Aniversário da Tomada de Posse do Executivo Municipal

Diamantino Sabina faz balanço ao trabalho realizado

A 18 de outubro de 2013, na cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos Autárquicos o recém-eleito presidente da Câmara Municipal de Estarreja prometia “fazer de Estarreja um Concelho cada vez mais moderno e sustentável, em termos Económicos, Ambientais e Sociais”. Precisamente um ano depois, Diamantino Sabina faz uma análise aos passos já dados, confiante no rumo que está a ser delineado.

terça, 21 de outubro 2014

“Quero o melhor para Estarreja e sei que só o conseguiremos com empenho e dedicação. Estamos determinados nisso e tenho a certeza que, no caminho que vimos trilhando, vamos tornar Estarreja cada vez mais moderna e sustentável, económica, ambiental e socialmente!”, afirma Diamantino Sabina numa mensagem dirigida aos Estarrejenses em que faz uma análise ao primeiro ano do seu mandato, destacando as principais medidas tomadas nas várias áreas de intervenção do Município, tendo em vista esse objetivo global inicialmente traçado.

12 meses passaram e Diamantino Sabina está convicto de que “demos a Estarreja um impulso importante num Eco Parque Empresarial com nova dinâmica, nas Festas com renovado formato, numa oferta cultural em ascensão e diversificação, num forte fomento desportivo, numa educação de qualidade e no social que hoje requer nova amplitude e visão”.

O desenvolvimento económico é uma das áreas chave da caminhada iniciada pelo atual executivo, com ênfase no Eco Parque Empresarial onde o investimento privado continua a ser uma realidade. Contrariando os tempos difíceis que se vivem, foram fixadas duas novas empresas e ampliadas três, tendo a Câmara vendido 32.250 m2 de terreno (5 novos lotes). Por outro lado, e tendo em vista a instalação da CINCA, indústria de revestimento cerâmico, “num investimento superior a 300 milhões de euros”, a Câmara Municipal tem prosseguido com a compra de terrenos para a constituição do lote necessário com um total de 450 mil m2.

O Ambiente anda de mãos dadas com a pretendida evolução sustentável do concelho, investindo-se na zona ribeirinha e no BioRia. Neste campo é de salientar a realização do ObservaRia, novo evento na área do turismo da natureza e observação de aves.

Na Cultura, assistiu-se a uma forte dinamização, com consolidação de eventos e programas, apostando-se fortemente nos eventos âncora do Município como as Festas de Santo António e o Carnaval e no reforço de parcerias com coletividades para coorganização de eventos de grande envergadura como o Festival de Avanca e o GarciCup. Esta aposta no setor cultural e criativo, passou também pela criação do LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa, com o objetivo de captar, formar e fidelizar novos públicos, numa perspetiva abrangente e articulada.

A entrada em vigor da Revisão do PDM constitui outro dos momentos marcantes vividos no último ano. A delegação de competências nas Juntas de Freguesia, com atribuição de 1 milhão de euros, e o aumento de verbas destinadas às coletividades são também fatores de progresso, em constante diálogo institucional, num processo de desenvolvimento que pretende envolver todos os agentes locais.

Trabalho começa internamente

Para Diamantino Sabina, o trabalho desenvolvido e o alcançar dos objetivos traçados só é possível “com a inestimável ajuda” dos trabalhadores da Câmara Municipal, “com o trabalho de uma equipa forte e coesa que tenho o privilégio de liderar!”, afirmou numa mensagem destinada aos colaboradores. “Os estímulos não têm sido muitos, reconheço, mas estou em crer que melhores dias não tardarão em chegar. Independentemente disso, sinto-me confortado por saber que conto com um corpo de colaboradores capazes de continuar a servir este Município com o maior profissionalismo. Orgulho-me disso e por isso muito vos agradeço”, conclui.

Comemorando a efeméride e de forma a valorizar a importância dos recursos humanos para a da autarquia, o Executivo Municipal visita durante esta semana os vários serviços municipais.