A nova geração do mel veio para ficar

Beesweet distinguida no Prémio de Indústrias Criativas Super Bock/Serralves

A empresa das estarrejenses Ana Pais e Carla Pereira, Beesweet, recebeu mais uma distinção. Desta vez, este negócio inovador na exploração do mel, arrecadou uma menção honrosa na 6ª edição do Prémio Nacional Indústrias Criativas

quarta, 29 de outubro 2014

A empresa das estarrejenses Ana Pais e Carla Pereira, Beesweet, recebeu mais uma distinção. Desta vez, este negócio inovador na exploração do mel, arrecadou uma menção honrosa na 6ª edição do Prémio Nacional Indústrias Criativas, promovido pela Unicer, através da Super Bock e da Fundação de Serralves e em parceria com o programa The Next Big Idea. No final da semana passada, a dupla esteve no programa Grande Tarde, da SIC, personificando o sucesso de uma ideia criativa que superou a crise económica do país.

A Beesweet foi uma das 10 empresas finalistas do concurso, uma das 4 a alcançar distinção e a única da categoria “Gastronomia, Turismo e Património” a receber uma menção honrosa por parte do júri. “Inovação e criatividade estão na génese e na dinâmica desta marca criada por elementos da terceira geração de uma família de apicultores”, escreve a organização do prémio, que justifica a distinção do negócio pela qualidade, originalidade, design das embalagens e também a base científica do projeto: “Mais do que a força da imagem, a empresa de Ana Pais (CEO), Carla Pereira, Filipa Sousa e Erica tem na qualidade o seu critério de excelência, desenvolvendo os seus méis com parceiros reconhecidos ao nível científico”.

Esta Distinção de Categoria no Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves (PNIC) soma-se aos demais galardões recebidos pela Beesweet, como o Passaporte para o Empreendedorismo do IAPMEI, o 1º lugar no Startup Pirates – ISCAC (Coimbra), a 5ª etapa - top 15% - no Acredita Portugal ou o destaque alcançado no Aveiro Empreendedor, o 1º prémio do OAZ YouthBusiness e ainda a classificação, pela Taste It, como uma das 10 empresas portuguesas mais inovadoras no setor alimentar em Portugal.

A Weso (Western European Symphony Orchestra), orquestra especializada em bandas sonoras para a indústria cinematográfica, foi o projeto que venceu a 6ª edição Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves, que pretende apoiar, promover e ajudar a implementar projetos inovadores e que combinem a criatividade e empreendedorismo numa perspetiva de desenvolvimento económico e social, contribuindo para afirmação de um Portugal Contemporâneo.
 

Município impulsionador do novo mel

Facilitando os contactos com a Associação Recreativa e Cultural de Apicultores das Terras do Antuã e também com a Universidade de Aveiro, o Município de Estarreja acompanha a caminhada da Beesweet desde o nascimento. O convite enviado à nova empresa levou as estarrejenses a candidatarem-se ao Roadshow realizado em Aveiro, promovido pelo PNIC no seguimento da parceria com o programa The Next Big Idea, garantindo-lhes destaque e esta distinção.

O fomento do empreendedorismo faz parte da política da autarquia que, fruto da sua rede de contactos, dos eventos que promove ou onde marca presença, pode significar uma alavanca importante e facilitadora no crescimento e materialização de novos projetos, dando-lhes visibilidade. A Beesweet é um desses casos.

Sempre em estreita relação com o Município, a empresa de Ana Pais e Carla Pereira garantiu presença no programa Aqui Portugal, em março deste ano, e participação na VII Feira da Juventude, em abril. A divulgação da empresa tem merecido grande destaque nos canais de divulgação da autarquia, em especial a missão da Beesweet à China, no seu primeiro contacto com o mercado internacional, e a campanha de crowdfunding, entretanto terminada, determinante para o avanço do fabrico do molde da embalagem deste mel inovador.

Com mais uma distinção a Beesweet, que dá novos sabores ao mel e explora o mel de mirtilo em embalagens de design exclusivo, alcança o patamar de sucesso fruto da paixão pelo mel, do empenho e de uma estratégia de negócio muito bem definida.