O Estarrejazz vai começar

Mário Barreiros marca a pulsação do festival

A 9ª edição do Estarrejazz arranca já esta quinta-feira, 6 de novembro, com um quarteto liderado pelo baterista portuense Mário Barreiros. As hostilidades são dadas por um coletivo de músicos marcantes na história do jazz, num certame que abraça a música made in Portugal.

quarta, 05 de novembro 2014

A 9ª edição do Estarrejazz arranca já esta quinta-feira, 6 de novembro, com um quarteto liderado pelo baterista portuense Mário Barreiros. As hostilidades são dadas por um coletivo de músicos marcantes na história do jazz, num certame que abraça a música made in Portugal.

Mário Barreiros é um músico português dedicado atualmente ao jazz e à produção musical. O quarteto que integra o primeiro concerto do Estarrejazz’14 é composto por um elenco de luxo: Carlos Barretto (contrabaixo), músico em constante renovação e importador das correntes europeias do jazz contemporâneo para solo lusitano; Abe Rabade (piano), pianista galego, professor na ESMAE e diretor musical da Big Band dessa escola superior; Ricardo Toscano (sax alto) jovem apontado como uma das mais sólidas promessas do jazz. Nomes indissociáveis do panorama jazzístico, que partilham a história e a nova geração do género musical. O grande Quarteto Mário Barreiros sobe ao palco do Cine-Teatro de Estarreja (CTE) esta quinta-feira, dia 6 de novembro, às 21h30, na abertura  da 9ª edição do Estarrejazz.

O Estarrejazz é o Festival de Jazz de Estarreja, certame que acontece anualmente no mês de novembro, no CTE. Pela nona vez consecutiva, o Estarrejazz mantém um programa orientado para a divulgação e fruição do jazz, nas suas dimensões mainstream e contemporâneas. Com uma visível aposta em músicos e formações nascidos em solo luso, este festival já se encontrou com o inesquecível Bernardo Sassetti, bem como com Mário Laginha, Carlos Bica, Nelson Cascais, Jeff Davis, Mário Delgado, Perico Sambeat, Carlos Barretto, sem esquecer o cantor norte-americano Kurt Elling, em 2012.


8 formações, 10 concertos, 3 espaços

Além do Quarteto Mário Barreiros (6 nov.), o Estarrejazz conta ainda com o trio Standards and Other Songs (7 nov.), composto por Sérgio Rodrigues (piano), Francisco Brito (contrabaixo) e Paulo Bandeira (bateria), Maria João e Big Band Estarrejazz (8 nov.), com direção musical de Pedro Moreira.

No segundo fim-de-semana do festival chega a Big Band da Nazaré (13 nov.), o guitarrista Nuno Costa (14 nov.), na liderança de um sexteto de músicos ligados à vida do Hot Club de Portugal, e o excecional baixista catalão Carles Benavent (15 nov.) ao lado de Roger Mas (piano) e Roger Blaviana (percussão).

Além destes concertos, no auditório do CTE, o Estarrejazz’14 estende-se a outros espaços, nomeadamente ao Café-Concerto do equipamento cultural estarrejense e ao Saramago Caffe Bar, situado no centro da cidade. Trio Pedro Nobre e Mané Fernandes “Bouncelab” são as formações que integram o Estarrejazz Afterhours e acontecem, respetivamente, nos dias 7 e 14 de novembro no Saramago Caffe Bar, e nos dias 8 e 15 de novembro, no Café-Concerto do CTE.

A 9ª edição do Estarrejazz é promovida pelo CTE e pelo Município de Estarreja e recebe o apoio da Antena 1/Antena 2 e da CP - Comboios de Portugal.

Os bilhetes para o Estarrejazz’14 já se encontram à venda e podem ser adquiridos na Bilheteira do CTE, no site da Bilheteira Online, lojas Fnac, CTT e El Corte Inglés. Ao apresentar comprovativo de bilhete para um dos concertos do Estarrejazz’14 pode adquirir um bilhete especial para os comboios urbanos do Porto, ida e volta, com origem em qualquer estação e destino a Estarreja, por apenas 2 euros. Vá de comboio ao Estarrejazz e ouça a Antena 1 e a Antena 2 para se habilitar a ganhar convites para o festival.
 

+
http://www.cineteatroestarreja.com
http://www.facebook.com/cinestarreja
http://twitter.com/CTE__