Câmara Municipal Estarreja finalista nos prémios “Município do Ano Portugal 2014"

A Câmara Municipal de Estarreja é uma das finalistas nomeada para os Prémios “Município do Ano Portugal 2014”, que visa reconhecer as boas práticas dos Municípios Portugueses. Com o projeto BioRia, a autarquia foi escolhida entre 98 candidaturas. Os vencedores das nove categorias regionais e o grande vencedor nacional serão conhecidos esta sexta-feira

quinta, 06 de novembro 2014

A Câmara Municipal de Estarreja é uma das finalistas nomeada para os Prémios “Município do Ano Portugal 2014”, que visa reconhecer as boas práticas dos Municípios Portugueses. Com o projeto BioRia, a autarquia foi escolhida entre 98 candidaturas apresentadas a concurso. Os vencedores das nove categorias regionais e o grande vencedor nacional serão conhecidos esta sexta-feira, na Cerimónia de Entrega de Prémios, que terá lugar no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

Os Prémios “Município do Ano Portugal 2014” são promovidos pela plataforma UM-Cidades, sediada na Universidade do Minho, e têm por objetivos reconhecer as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ ou a sustentabilidade. “É justamente para reconhecer e premiar o excelente trabalho que vai acontecendo por todo o país que a plataforma UM-Cidades lança esta espécie de Óscares dos Municípios”, afirma José Mendes, Vice-reitor da Universidade do Minho e Coordenador da UM-Cidades.

O BioRia, projeto pioneiro de conservação da natureza e biodiversidade da Câmara Municipal de Estarreja, nasceu com o desafio de reavivar a identidade perdida no tempo, valorizando o ecossistema natural local e cumprindo um dos principais desígnios do Município: “Virar o Concelho para a Ria”. Conhecer para aprender a valorizar e conservar foi a política que norteou este projeto. Através da requalificação de zonas ambientalmente degradadas foi criada uma Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis, em contacto direto com a Natureza, que hoje é constituída por 8 trilhos (Salreu, Rio Jardim, Bocage, Rio Antuã, Rio Gonde, Ribeiras de Pardilhó, Ribeiras de Veiros e Fermelã) que se estendem por cerca de 50 km.

Foram submetidos 98 candidaturas de 66 municípios. Um júri nacional constituído por personalidades independentes avaliou as candidaturas resultando em 28 nomeados que aspiram à conquista dos troféus regionais e nacional. O concurso concede nove distinções regionais e um vencedor nacional. O município estarrejense está inserido na Categoria Região Centro.