Apresentação da 8ª Revista Terras de Antuã

Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja

quarta, 12 de novembro 2014

A 15 de novembro de 1519, D. Manuel I, 14º Rei de Portugal, atribuía o Foral do Antuã. Estarreja celebra a outorga, 495 anos depois, com o lançamento da 8ª edição da Revista “Terras de Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja”, no próximo sábado, pelas 16h, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho.

Esta edição dá continuidade aos princípios preconizados aquando da primeira edição: veículo de divulgação e de discussão da memória coletiva; local onde aqueles que se dedicam ao estudo da história possam editar os seus estudos; incentivo para que mais e melhores trabalhos de investigação possam surgir; meio de angariação de uma base iconográfica, impedindo assim o desaparecimento definitivo de um sem número de documentos gráficos e fotográficos.

Esta é já uma marca da dinâmica cultural do Município com o contributo de excelência de cidadãos e munícipes que, com investigação, documentos e fontes históricas, colaboram para o enriquecimento e conhecimento da história local.

Ao longo de mais de 300 páginas, 14 artigos refletem o trabalho de 16 autores sobre a história e personalidades locais, registando-se nesta edição a particularidade de alguns testemunhos serem assinados pelos próprios familiares.

A propósito dos 140 anos de nascimento do Nobel da Medicina, Álvaro Macieira Coelho, sobrinho neto de Egas Moniz, aborda as descobertas do cientista. Também o artigo que tem honras de capa, sobre a casa de Francisco Maria Simões em Salreu, verdadeiro ex-libris da arquitetura Arte Nova em Portugal, da autoria de Francisco Augusto da Silva Rocha, é assinado pela bisneta e crítica de arte, Maria João Fernandes.

Servindo de importante veículo de preservação e divulgação do património estarrejense, a Revista Terras de Antuã constitui uma herança que as gerações futuras vão seguramente agradecer.

Exposição "Memórias Resgatadas" na Casa da Cultura

Logo a seguir à sessão, decorrerá a inauguração da exposição de pintura “Memórias Resgatadas”, de Gina Marrinhas, às 18 horas na Casa Municipal da Cultura.

A aguedense Gina Marrinhas, artista plástica de 64 anos, natural de Macinhata do Vouga, apresenta uma coleção que mostra o percurso de quem olha a vida como fonte de inspiração. Memórias a cores, resgatadas na tela. A mostra estará patente ao público até dia 31 de dezembro.