Equipamento desportivo da ACADOF recebe apoio municipal

“Construir um espaço de encontro capaz de contribuir para o convívio, qualidade de vida e bem-estar da comunidade” é o grande objetivo da ACADOF - Associação Cultural de Amizade e Desporto Olímpico de Fermelã. A Câmara Municipal de Estarreja apoia a coletividade a concretizar essa aspiração, ao comparticipar a construção do Edifício de Infraestruturas Desportivas.

sexta, 14 de novembro 2014

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e o Presidente da Direção da ACADOF, Marcelo Félix, formalizaram o Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo que estabelece a cooperação financeira destinada à conclusão das obras, no montante global de 50 mil euros, dividido em duas tranches. “O município, reconhecendo a falta de infraestruturas deste tipo em Fermelã, quis desta forma clara apoiar a coletividade”, afirmou Diamantino Sabina acrescentando que “é um valor substancial que ajudará em muito a direção da ACADOF a terminar esta obra”.

O Município de Estarreja já financiou anteriormente a 1ª fase das obras, com uma dotação de 87.500€. Com mais este apoio, Diamantina Sabina espera que “se conclua o que lá está e se comece a vislumbrar o futuro da ACADOF”, sublinhando a importância deste “polo que dignifica o nosso concelho”.

Para Marcelo Félix “indiscutivelmente, o apoio da Câmara permitirá ter algum conforto. É desejável porque estamos no final de uma caminhada já longa e acreditamos que estas infraestruturas potencializarão a missão da ACADOF. Permitirá que objetivamente sejamos uma parte integrante de dinâmica de contribuição de qualidade de vida e de bem-estar para a nossa comunidade”

O dirigente realça o cuidado em criar uma obra diferenciadora, permitindo “a prática de exercício físico num espaço coberto”, contudo pretende ir além disso: “ser um espaço de encontro e promoção de atividades ao ar livre”. Esta fase da obra é direcionada a prática do exercício físico, estando apetrechada com polivalente e balneários sob fortes “preocupações de sustentabilidade e de racionalização de energia”.

No futuro, a direção avançará para um módulo para zona administrativa e uma terceira fase dedicada à atividade cultural e recreativa. O objetivo imediato é “finalizar a obra e colocá-la à disposição da nossa comunidade” e, posteriormente, a direção irá pensar nas futuras fases dando “os passos seguintes de forma sustentável”, adiantou Marcelo Félix. Do lado da Câmara Municipal, Diamantino Sabina reforça que “estamos atentos e certamente que vos ajudaremos nas vossas aventuras futuras para que continue a haver este fomento do desporto”.

A ACADOF é uma das coletividades históricas do concelho e a única de cariz desportivo em Fermelã.