Câmara de Estarreja é uma "Autarquia + Familiarmente Responsável"

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis atribui ao Município de Estarreja a "Bandeira Verde com Palma", esta quarta-feira, em Coimbra. A Câmara Municipal de Estarreja é em termos nacionais uma das 39 autarquias galardoadas, entre 102 câmaras candidatas.

quarta, 19 de novembro 2014

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis atribui ao Município de Estarreja a "Bandeira Verde com Palma", esta quarta-feira, em Coimbra. A Câmara Municipal de Estarreja é em termos nacionais uma das 39 autarquias galardoadas, entre 102 câmaras candidatas. 
 
A Câmara Municipal de Estarreja é distinguida pelo quarto ano consecutivo como “autarquia familiarmente responsável” pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) e irá receber a “Bandeira Verde com Palma” esta quarta-feira, dia 19 de novembro, às 17h00, na Associação Nacional de Municípios, em Coimbra. 
        
Entre as medidas tomadas pela Câmara de Estarreja e evidenciadas neste prémio estão o programa Casa Melhor – Conservação de Habitações Degradadas de Pessoas Carenciadas do Município de Estarreja, o Cartão Sénior que foi este ano alargado para munícipes maiores de 60 anos e dá acesso a um conjunto de benefícios e vantagens para esta camada da população, as Bolsas de Estudo do Ensino Superior para estudantes economicamente desfavorecidos ou as ações desenvolvidas no âmbito da Ação Social Escolar. 
 
A Câmara de Estarreja foi uma das 102 autarquias a responder ao inquérito realizado pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis a nível nacional e onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de atuação: 1. apoio à maternidade e paternidade; 2. apoio às famílias com necessidades especiais; 3. serviços básicos; 4. educação e formação; 5. habitação e urbanismo; 6. transportes; 7. saúde; 8. cultura, desporto, lazer e tempo livre; 9. cooperação, relações institucionais e participação social; 10. outras iniciativas. São ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e Família. Neste link, é possível consultar as medidas que estão a ser adotadas pela autarquia.
 
Desde a primeira edição do OAFR, em 2009, tem-se verificado um alargamento sucessivo na adesão das autarquias ao projeto: a primeira edição registou 38 inquéritos finalizados e, nesta sexta edição, foram 102 as edilidades que completaram os seus inquéritos. 
 
Das 102 Câmaras com inquéritos completos, 39 foram distinguidas por medidas concretas de apoio às famílias, algumas das quais com distinção de “Palma”.  
 
“Estamos muito satisfeitos com a adesão das Autarquias a este projeto, que já vai na sexta edição. Temos consciência que muito há a fazer, mas as Câmaras têm revelado uma enorme sensibilidade para as áreas do apoio à família com ações muito interessantes, algumas das quais pioneiras", refere Isabel Paula Santos, Membro do Observatório.
 
A Bandeira Verde tem como principal objetivo dar visibilidade às autarquias com boas práticas e incentivar as restantes a fazerem mais e melhor no âmbito das políticas de apoio à família.  A iniciativa favorece o diagnóstico interno e promove a cooperação entre as autarquias, "ajudando efetivamente à criação de uma cultura favorável à família e à conciliação Família/Trabalho", acrescenta a mesmo responsável. 
 
Na sessão de entrega do galardão, estarão presentes o Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, o Secretário-geral da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Rui Solheiro, o Presidente da Associação Portuguesa das famílias Numerosas, Luis Cabral e a representante da OAFR, Margarida Neto.            
 
 
Para consultar a lista das autarquias vencedoras clique aqui