Estarreja no pequeno grupo de 23 Municípios que reduzem IMI

Estarreja encontra-se no restrito grupo de autarquias que desceram a taxa de IMI. São 23 as Câmaras Municipais do país que decidiram desagravar o imposto municipal sobre imóveis a cobrar em 2015. O tema está em primeiro plano na edição de hoje do Jornal de Notícias.

quinta, 20 de novembro 2014

Para além da redução de 12,5% da taxa de IMI para os prédios urbanos avaliados (de 0,4% em 2014 para 0,35% em 2015), a câmara estarrejense irá reduzir em 30% (de 5% em 2014, para 3,5% em 2015) a comparticipação a arrecadar no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no Concelho de Estarreja.

Conjugadamente, o efeito destas 2 medidas, considerando ainda o valor estimado de redução por via da taxa reduzida da Derrama para sujeitos passivos com volume de negócios inferior a 150.000,00 €, atingirá um valor na ordem dos 600.000,00€, valor que a Câmara devolve aos cidadãos e às famílias de Estarreja.

Diamantino Sabina explica que a redução significativa das taxas de IMI e IRS será uma realidade graças à gestão financeira rigorosa da autarquia.

Face aos resultados positivos, “daremos continuidade a esta boa gestão dos fundos disponíveis tendo em vista uma cada vez maior coesão territorial e social”. O autarca justifica o novo pacote fiscal com “a importância de estimular e fomentar fatores de fixação da população no nosso Município, assentes num crescimento territorial sustentável e equilibrado, onde as pessoas possam viver e estar com qualidade” e considerando ainda “a atual conjuntura socioeconómica, em que o apoio às famílias será nosso desígnio”.

Outra nota a destacar é “o bom sinal de incentivo às empresas”, ao manter-se a redução da Derrama. Nas taxas urbanísticas, a Câmara Municipal instituiu um pacote de reduções de interesse generalizado e motivador de investimentos.

Informação sobre Impostos Municipais neste link
Deliberação da Câmara Municipal nº180/2014 de 11/09/2014 – Ata da Reunião de Câmara