Saúde de Estarreja merece mais atenção do Governo

Diamantino Sabina reclama “mais atenção” por parte do Governo para a Saúde Concelhia. O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja discursava no último domingo, durante a inauguração da Unidade de Cuidados Continuados de Avanca e Lar da 3ª Idade, perante o Primeiro-Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho.

quinta, 27 de novembro 2014

O líder do Município de Estarreja alertava que “a área da Saúde não tem tido um percurso fácil nem tranquilo” e promete que “em Estarreja continuaremos a trabalhar de modo a garantir as melhores condições para as nossas comunidades, trilhando um caminho sério, de diálogo com a Administração Central, mas exigente no que ao bem-estar dos estarrejenses diz respeito”.

Começando por falar da Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração, com capacidade para 28 utentes, do Centro Paroquial e Social de Santa Marinha de Avanca, lembrou que “a concretização desta obra representa um investimento financeiro de quase 3 milhões €, que contou com um financiamento de 750 mil € do Estado, por protocolo celebrado entre o Centro Paroquial e Social de Avanca e a Administração Regional de Saúde do Centro, implicando um autofinanciamento no valor de 2,15 milhões €!”

E por isso o autarca salientou “o exemplo da comunidade Avancanense, que se uniu em torno deste projeto” ao promover inúmeras iniciativas de angariação de fundos, além de ter mobilizado igualmente “a população da freguesia e de todo o concelho, tendo conseguido convencer os munícipes a eleger este projeto como vencedor no âmbito do Orçamento Participativo Municipal. Os 50 mil € destinados ao projeto de âmbito concelhio serão atribuídos assim a esta obra social”.

A Câmara Municipal de Estarreja comparticipa este equipamento, que começou a funcionar no início do mês de outubro. “Sendo a coesão social um dos eixos estratégicos essenciais ao desenvolvimento do Município, reconhecemos a enorme importância deste investimento no concelho e, por isso celebrámos um Contrato-Programa (ver notícia) com o Centro Social e Paroquial de Santa Marinha de Avanca, em que a Câmara Municipal assumiu uma comparticipação nesta obra no valor global de 200 mil €”. O autarca adiantou que “outros apoios virão”.

Câmara reivindica cuidados de saúde de qualidade

Recordando mais uma vez que a Saúde não é “uma competência direta da autarquia”, Diamantino Sabina reafirma um dos seus objetivos: “pugnar por cuidados de saúde de qualidade”. E se “o Município de Estarreja foi contemplado com mais um grande investimento, no valor de 900 mil €, para a criação de uma Unidade de Cuidados Paliativos que vem reforçar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados”, medida que agradeceu ao Primeiro-Ministro “por esta aposta do Governo no Município de Estarreja”, não deixou de lembrar que “precisamos de um pouco mais de atenção”, numa alusão ao esvaziamento progressivo do Hospital Visconde de Salreu, e em especial da Cirurgia de Ambulatório, desde que foi incluído no Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) que abrange também os concelhos de Águeda e Aveiro.

Plataforma Municipal de Inovação Social

No dia em que também foi inaugurado o novo Lar de Idosos do Centro Social e Paroquial de Santa Marinha de Avanca, que a Câmara Municipal também apoiou (ver notícia), Diamantino Sabina referiu que o Município passa a dispor de “mais um equipamento de excelência, que irá promover a promoção da qualidade de vida dos nossos seniores e das respetivas famílias”, deixando uma palavra de apreço e gratidão ao Padre José Henriques “por esta extraordinária obra social que tem construído ao longo de mais de 25 anos, em prol das populações e do desenvolvimento de Avanca e de Estarreja”.

O autarca lançou uma novidade que passa pela constituição da Plataforma Municipal de Inovação Social em 2015, com o objetivo de continuar “a alargar a nossa pegada social, promovendo a qualidade de vida de todos os Estarrejenses” e considera ser “fundamental apostar no empreendedorismo e na inovação social, procurando soluções inovadoras que se traduzam em respostas efetivas e sustentáveis para problemas concretos”.

Lembra que em Estarreja, “o setor da economia social dá cobertura às necessidades de todo o território, com respostas sociais nas áreas da infância, da juventude, dos idosos, das pessoas com deficiência e da família e comunidade e tem um peso enorme na criação de emprego, na sustentabilidade e na inclusão social”.