“A Escola vai ao Pai Natal”

A Câmara Municipal celebrou o Natal com as crianças do concelho, promovendo um programa de animação e apelando ao seu espírito solidário. Já na iniciativa "Árvores de Natal e Presépios Ecológicos", os alunos foram mais uma vez desafiados a reutilizarem materiais usados.

terça, 16 de dezembro 2014

O programa de animação natalícia denominado “A Escola vai ao Pai Natal” é destinado aos alunos do concelho e este ano teve como grande palco o Cine-Teatro de Estarreja que durante dois dias (11 e 12 dezembro) recebeu um total 1800 alunos do pré-escolar e 1º ciclo da rede pública e solidária do concelho.

As crianças foram ao cinema ver o filme de animação “O Carteiro Paulo” tendo sido recebidas pelo Pai Natal que lhes entregou uma lembrança oferecida pela Câmara Municipal.

Com o intuito de promover o espirito da partilha entre todos os alunos do concelho e envolvendo todas as escolas e instituições de solidariedade social, o Setor de Serviços Educativos da Câmara Municipal lançou o desafio aos alunos para decorarem sacos com motivos alusivos ao Natal que foram posteriormente entregues, de forma aleatória, a todas as crianças, com a lembrança do Município. A animação da atividade no Cine-Teatro contou com a colaboração dos alunos do Curso de Animação Sociocultural do Agrupamento de Escolas de Estarreja.

Mais uma vez foi ainda lançado o apelo aos alunos de Estarreja para que contribuíssem com donativos, nomeadamente bens alimentares, que serão entregues a famílias que se encontram em maiores dificuldades. Com a colaboração dos professores, em conjunto com os encarregados de educação, cada escola organizou a recolha de bens alimentares a distribuir pelas famílias necessitadas.

Árvores de Natal e Presépios Ecológicos

Pelo 9º ano consecutivo, os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico foram desafiados a construir e decorar Árvores de Natal, reutilizando materiais usados (plástico, papel, embalagens).

Na Praça Francisco Barbosa, encontra-se o fruto do trabalho realizado por cinco turmas do pré-escolar da Escola Padre Donaciano Abreu Freire. Já a Escola Visconde de Salreu reuniu todas as suas turmas (13 turmas do 1º ciclo + 3 turmas do pré-escolar) para criarem uma árvore de natal que está a decorar a Rotunda do Hospital, na entrada sul da cidade de Estarreja.

As IPSS concelhias ficaram encarregues dos Presépios ecológicos. Realizados pela Cerciesta e pela Fundação Filipe Cónego Figueiredo, encontram-se no Edifício dos Paços do Concelho e na Biblioteca Municipal.

Estes criativos trabalhos não só invocam o Natal como também sensibilizam para a importância da reutilização e aproveitamento de materiais usados.