Natal com o Pavilhão do Arsenal requalificado

O Natal traz um pavilhão renovado para Canelas. Estão praticamente concluídas as obras de requalificação do Pavilhão do Arsenal, apoiadas pela Câmara Municipal de Estarreja. Este sábado, em que os associados da Associação Desportiva (AD) Arsenal de Canelas se reúnem para o tradicional jantar da quadra festiva, já será possível ver as diferenças e melhorias introduzidas.

sexta, 19 de dezembro 2014

O Natal traz um pavilhão renovado para Canelas. Estão praticamente concluídas as obras de requalificação do Pavilhão do Arsenal, apoiadas pela Câmara Municipal de Estarreja. Este sábado, dia 20, em que os associados da Associação Desportiva (AD) Arsenal de Canelas se reúnem para o tradicional jantar da quadra festiva, já será possível ver as diferenças e melhorias introduzidas.

No dia (5 de novembro) em que foi assinado o Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo pela Câmara Municipal de Estarreja e pela AD Arsenal de Canelas (que estabelece o apoio financeiro do Município destinado às Obras de requalificação do Pavilhão Desportivo e Pista de Patinagem de Velocidade), António Guilherme Domingues, Presidente da direção, afirmava que a coletividade iria reunir todos os esforços para que as obras se realizassem no mais curto período de tempo. Um mês e meio depois, a prenda é dada no Natal aos atletas.

Com um orçamento global de cerca de 60 mil €, a intervenção ao nível da cobertura, iluminação, pintura e piso encontra-se na sua fase final e terminará na semana em que se comemora a quadra natalícia. No dia em que esteve nos Paços do Concelho para assinar o protocolo, o responsável do Arsenal enumerava as “deficiências ao nível de cobertura” que chegavam a colocar em causa a segurança dos atletas. As infiltrações tornavam “impraticável qualquer modalidade”. Foi por isso “com muita alegria”, que formalizou a comparticipação municipal no valor de 41.500€.

“Há muito tempo que ambicionávamos receber algum dinheiro para podermos melhorar as condições de segurança e de prática de desporto”, afirmou António Guilherme Domingues.

Ao realçar a “legitimidade” do pedido do Arsenal, uma vez que a cobertura oferecia perigo, o Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, lembrava que “há 2 anos atrás o temporal de janeiro provocou estragos significativos”, deixando o telhado “num estado débil” não restando dúvidas que “havia necessidade perentória de avançarmos com este apoio para que o Arsenal tivesse a almofada financeira suficiente para poder avançar com estas obras”.

Uma pequena parte da comparticipação atribuída será destinada a uma reparação superficial da pista de patinagem e à aquisição de equipamentos desportivos.

Pista de patinagem para o novo ano

Nos próximos meses de 2015, a direção pretende avançar para a remodelação da pista de patinagem, uma vez que “não oferece neste momento a qualidade exigida”, salienta António Domingues que adianta uma novidade: vai assinar brevemente a escritura de aquisição do terreno que “adquirimos para ampliar a zona da pista”. A ampliação e beneficiação da pista com relevê e respeitando as exigências para receber provas europeias deverá custar cerca de 70 mil €.

Sendo esta mais uma “vontade legítima” do Arsenal e considerando a forte tradição local na modalidade de patinagem, para Diamantino Sabina este será um “investimento muito importante” para o município. “Será estratégico e importante a oportunidade de organizar no concelho campeonatos europeus”, afirma prevendo a “possibilidade da Câmara Municipal vir a apoiar esse tipo de investimento”.