Sessão de divulgação em Estarreja no dia 21, às 10h30, na Biblioteca

Universidade de Aveiro lança segunda edição do Labe Aveiro Region

quarta, 14 de janeiro 2015

A Universidade de Aveiro (UA), em parceria com os onze municípios de Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) vai dar início à segunda edição do Laboratório de Empreendedorismo – Labe Aveiro Region.

Esta iniciativa encontra-se inserida nas ações da Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA), iniciativa dinamizada pela UA e disponibilizada aos empreendedores dos municípios da região de Aveiro com o objetivo de incentivar o desenvolvimento e implementação de ideias de negócio, tendo por base metodologias de trabalho adotadas para a capacitação e validação dessas ideias.

É objetivo da IERA, com a dinamização de diversas ações, desenvolver uma estratégia comum para a promoção em rede do empreendedorismo e da incubação de empresas na região de Aveiro, potenciando economicamente as estratégias territoriais de desenvolvimento da Região.

À semelhança da edição anterior, o Labe Aveiro Region compreende a realização de cinco fases. No período de 13 a 23 de janeiro, a Universidade de Aveiro vai dar a conhecer a iniciativa, os seus objetivos, metodologia de trabalho e calendarização à Universidade e aos 11 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. Em Estarreja, a sessão de divulgação realiza-se no dia 21 de janeiro, às 10h30, na Biblioteca Municipal.

Na segunda fase realizam-se os workshops temáticos, sobre as áreas que serão trabalhadas em Laboratório. Os municípios de Albergaria-a-Velha, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar e Vagos irão acolher estas ações que contam com a presença de empresários da região, que irão partilhar com os participantes o seu testemunho e experiência, nas referidas áreas.

A terceira fase, a decorrer até 27 de fevereiro, corresponde à angariação de ideias de negócio. Nesta edição, e ao contrário da edição anterior, os potenciais empreendedores devem candidatar-se em equipa, entre três a cinco elementos, com a sua ideia de negócio. As candidaturas que não sejam selecionadas, nesta fase, podem ainda beneficiar do apoio prestado pelos municípios, ao nível do desenvolvimento e validação das ideias de negócio e futura incubação.

A quarta fase, com início a 4 de março, contempla a realização de cinco ações de capacitação em áreas como o plano de negócio, análise económico-financeira, marketing e estratégia, propriedade intelectual e comunicação, que irão possibilitar aos participantes aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento do seu plano de negócios.

Neste Laboratório de Ideias os empreendedores contarão ainda com o apoio de mentores externo, convidados pela UA e pelos municípios. O resultado do trabalho desenvolvido em Laboratório será apresentado numa sessão pública, a realizar no dia 22 de abril.

A quinta fase corresponde à validação das ideias, sendo que os empreendedores podem submeter o seu projeto ao Concurso de Ideias de Negócio Start Aveiro Region, promovido no âmbito da Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA), em parceria com a plataforma de financiamento Massivemov Crowdfunding.

As candidaturas decorrem de 1 de fevereiro a 12 de abril, sendo que os projetos selecionados serão divulgados, de 15 de maio a 22 de junho, na Plataforma Massivemov Crowdfunding/IERA. Os doze (12) projetos finalistas que obtiverem 100% ou mais de financiamento inicialmente solicitado e, cumulativamente, uma notoriedade superior aos demais, podem usufruir de seis meses de incubação num dos polos IERA (de acordo com os critério e regulamentos definidos por cada uma das entidades gestoras desses polos) e apresentam o seu projeto publicamente no dia 30 de junho.

O LABE está inserido no projeto PAVEI - Plataforma para Apoio e Valorização do Empreendedorismo e da Inovação, cofinanciado pelo Programa MaisCentro - Programa Operacional da Região Centro, no âmbito da operacionalização da Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA).

Informação adicional sobre o Labe, bem como calendário das diferentes ações, poderão ser consultados no sítio web da Universidade de Aveiro, em www.ua.pt/uatec.