InovArraiolos fica em 1º lugar no Bootcamp de Empreendedorismo

Graphenium vence Concurso de Ideias de Negócio Estarreja 2014

segunda, 26 de janeiro 2015

Reavivar as tradições ou abrir caminho nas altas tecnologias. A InovArraiolos e a Graphenium saíram vencedoras do III Seminário de Empreendedorismo Jovem, cada uma com um prémio na sua categoria. Os galardões foram distribuídos no passado dia 20 de janeiro, naquele evento promovido pelo Município de Estarreja. Na área da nanotecnologia, a Graphenium venceu o Concurso de Ideias de Negócio Estarreja 2014, com o apoio da Dow Portugal, e a InovArraiolos alcançou o 1º prémio do Bootcamp de Empreendedorismo, uma iniciativa de âmbito escolar.
 
Quando o assunto é inovar e empreender, Estarreja dá cartas. Dos mais jovens aos mais experientes, todos mostram vontade de tirar as ideias do papel e implementá-las para o bem-estar comum. No passado dia 20 de janeiro, o III Seminário de Empreendedorismo Jovem foi prova disso mesmo. Com o auditório do Cine-Teatro de Estarreja cheio, deram-se a conhecer os projetos resultantes do Bootcamp de Empreendedorismo – iniciativa pioneira, ao nível municipal, que “treinou” intensivamente alunos da Escola Secundária de Estarreja a transformarem uma ideia num negócio – e premiaram-se as melhores ideias, democraticamente, com votação da plateia e do júri. 
 
A InovArraiolos, ideia da Sara Oliveira e Patrícia Tavares, liderou o pódio do Bootcamp de Empreendedorismo. Mas os prémios foram além das novas utilizações dadas aos arraiolos. Kali - Esfoliante com mel e sal, de Liliana Jesus e Carla Marques, e Loja das Rosquinhas, de Sara Tavares e Sofia Ferreira, ficaram, respetivamente, em 2º e 3º lugares.
 
Além de capacitar os jovens a estruturarem uma ideia num plano de negócios, a compensação deste Bootcamp oferece 500 euros em material escolar ao vencedor e 200 e 100 euros, também em material escolar, às posições seguintes. Às ideias premiadas somaram-se duas menções honrosas, a Óculos com Zoom, de Ana Sofia Baptista, Ana Sofia Santana e Filipa Baptista, e Isqueiro Termoelétrico, de Mónica Rodrigues e Juliana Silva, pela “capacidade de inovar”.
 
“A Câmara Municipal de Estarreja está na primeira linha para apoiar estas ideias”, salientou João Alegria, Vereador da Educação do Município, durante o Seminário, agradado por ver “malta jovem disposta a mostrar aquilo que vale, capaz de arriscar, capaz de avançar, num exemplo para a comunidade estarrejense.” Para o autarca, os projetos apresentados são a prova de que “o futuro está bem assegurado” nas mãos da juventude contemporânea: “Temos aqui uma massa humana com grandes capacidades, grandes talentos, que disponibilizam propostas de desenvolvimento para todos nós”. Também Jorge Ventura, diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, orgulhoso pelo desempenho e dedicação dos seus alunos, sublinhou: “todos constatámos que os jovens são extraordinários”. Para o diretor do agrupamento, “promover o desenvolvimento e capacitar os jovens” neste tipo de iniciativas, bem como “inovar e empreender”, é também “fazer escola”.
 
Durante 2 dias Estarreja foi o centro do empreendedorismo
 
O Bootcamp de Empreendedorismo, o primeiro de âmbito escolar realizado numa dimensão municipal, decorreu nos passados dias 15 e 16 de janeiro, no edifício do Hotel Tulip Inn. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Estarreja e da Escola Secundária de Estarreja, à qual se subscreveram 52 alunos e 24 ideias, passando à fase final 19 alunos e 9 projetos.
 
Durante 48 horas consecutivas de trabalho intensivo, os alunos, com idades entre os 16 e 18 anos, receberam orientação de Luis Matos Martins, professor universitário do  ISCTE,  detentor dos Territórios Criativos, e de 5 mentores, que acompanharam cada fase de trabalho. De forma envolvente e dinâmica, os jovens ganharam competências ao nível do conceito de negócio e alargaram a sua rede de contactos, já que o Bootcamp incluiu um jantar com empresários.
 
Os projetos trabalhados no Bootcamp de Empreendedorismo foram apresentados no III Seminário de Empreendedorismo Jovem e alvo de sufrágio pelo público e júri do concurso. Para Sara Oliveira e Patrícia Tavares, vencedoras do 1º prémio com a InovArraiolos, ganhar o Bootcamp foi uma “agradável surpresa”. Apesar de saberem que tinham uma boa ideia, temiam que “as pessoas não a aceitassem por haver maior aposta nas novas tecnologias”, refere a Sara. Mas foi “com unanimidade” que o júri escolheu a InovArraiolos.
 
“Achamos que tinha mais potencialidade para o futuro e valoriza uma tradição local, nomeadamente a tecelagem” – justificou Belmiro Vigário, representante da Dow Portugal e um dos jurados. O engenheiro químico alertou ainda que a InovArraiolos é uma “ideia tão boa, que assim que vá a público, alguém vai pegar nela”. A proposta da Sara e da Patrícia é dar caminhos alternativos aos arraiolos, modernizando uma tradição. “Queremos fazer malas, agendas, carteiras com o ponto de arraiolos”, explica Patrícia Tavares. Sara Oliveira remata, garantindo que “não existem estes produtos feitos com arraiolos.”
 
Aumentar a escala e diminuir o preço. É esse o desafio da Graphenium

“Quando se fala em empreendedorismo estamos a falar em sonhar. E há aqui um sonho, há um sonho de tornar um produto que hoje existe à escala laboratorial, num produto de grande volume a partir daqui, de Estarreja.” Com estas palavras, Belmiro Vigário, engenheiro químico na Dow Portugal, entregou o prémio ao vencedor do Concurso de Ideias de Negócio Estarreja 2014. O certame, promovido pelo Município de Estarreja e pela DESTAC - Associação para o Desenvolvimento do Centro Urbano de Estarreja, contou com o apoio da Dow Portugal, uma das maiores empresas do concelho, que premiou a vencedora Graphenium com 2500 euros.
 
Belmiro Vigário afirmou que “é de louvar a agressividade” deste projeto, “que pretende baixar o preço unitário do grafeno cerca de 1000 vezes em relação ao que se pratica hoje no mercado”. A Graphenium é uma empresa que desenvolve tecnologia de última geração para produzir grafeno em massa, com elevada qualidade, a preços baixos.
 
Depois de receber o prémio no III Seminário de Empreendedorismo Jovem, Vitor Abrantes, porta-voz da empresa recentemente constituída, mostra confiança e dá exemplos práticos dos benefícios da massificação do grafeno: “Continuaremos a investigar para que, no futuro, vocês consigam carregar os telemóveis em alguns segundos. Esta é uma das potencialidades deste material.”
 
A Graphenium é atualmente composta por 6 investigadores, foi a vencedora do Concurso de Ideias de Negócio Estarreja 2014 e ficou em 2º lugar no Prémio EDP Inovação 2014.