Câmara lança intervenções no valor de 1 milhão de euros

Investimento municipal avança com pacote significativo de obras

A ampliação do Pavilhão Adelino Dias Costa - Avanca, a beneficiação da Biblioteca, a transformação do antigo estaleiro da Ribeira da Aldeia em Centro de Interpretação da Construção Naval e o projeto de reabilitação do Mercado são algumas das intervenções lançadas recentemente pela Câmara Municipal.

quinta, 29 de janeiro 2015

A ampliação do Pavilhão Adelino Dias Costa - Avanca, a beneficiação da Biblioteca Municipal, a transformação do antigo estaleiro da Ribeira da Aldeia em Centro de Interpretação da Construção Naval e o projeto de reabilitação do Mercado Municipal são algumas das intervenções lançadas recentemente pela Câmara Municipal de Estarreja.

Projetando um investimento global de 1.155.654,08 €, a Câmara Municipal de Estarreja tem em curso um conjunto de procedimentos de empreitadas de obras públicas e aquisições de serviços que contemplam a beneficiação de equipamentos municipais e da rede viária concelhia.

Inaugurado há 10 anos, o edifício da Biblioteca Municipal irá sofrer obras de conservação ao nível dos revestimentos interiores e exteriores, orçadas em 109.987,01€. A intervenção contempla também a ligação das coberturas das alas laterais para criação de jardim de inverno, bem como a construção de um corta-vento e substituição da porta principal.

A criação do Centro de Interpretação da Construção Naval, em Pardilhó, adaptando o estaleiro existente na Ribeira da Aldeia, agora da propriedade da Câmara Municipal, será uma das obras mais simbólicas a levar a cabo pela autarquia, continuando firme no propósito de reabilitar a zona ribeirinha e, neste caso, o património edificado ligado à atividade da construção naval. O investimento da Câmara rondará os 120 mil euros.

O Projeto de Execução e Assistência Técnica para Reabilitação do Mercado Coberto Municipal de Estarreja e Zona Envolvente pretende encontrar uma nova leitura urbana, trazendo novas dinâmicas comerciais e tendo em conta dois eixos principais: o acesso viário ao Tribunal e o prolongamento da plataforma pedonal, que liga os Paços do Concelho à zona da Feira e Tribunal. A transformação do Mercado Municipal terá em conta as exigências higiénico-sanitárias atuais, bem como as alterações sociais e culturais que imprimem diferentes dinâmicas no desenvolvimento dos espaços públicos.

Em Avanca, destaca-se a ampliação e beneficiação do Pavilhão Adelino Dias Costa. A substituição integral da sua cobertura e a ampliação prevê ainda a execução de um volume exterior acoplado ao edifício principal para cabine de comunicação e arranjo exterior de acesso à cabine. A Câmara Municipal irá investir 116.969,37 € na melhoria das condições deste equipamento desportivo, atualmente utilizado pela Associação Artística de Avanca.

O investimento mais avultado, de 401.992,70€, será direcionado para uma obra de grande envergadura que já há muito vem sendo reivindicada pela população: o alargamento e beneficiação da Rua Outeiro da Bandeira e Travessa do Outeiro da Bandeira (401.992.70€), numa extensão de 855 metros, garantindo-se boas características de pavimento, infraestruturas de saneamento, beneficiação do abastecimento de água, escoamento de águas pluviais, sinalização e marcação e assegurar o acesso a habitações e terrenos. Também na freguesia avancanense, Câmara Municipal de Estarreja vai alargar e beneficiar a Rua dos Carvalhos e a Rua da Santa Ana.

Os procedimentos lançados pela Câmara Municipal de Estarreja no final do ano passado incluem ainda o Alargamento e Beneficiação da Rua do Passal, freguesia de Salreu (75.570€) e Alargamento e Beneficiação da Rua e Travessa do Aido Afonso, Pardilhó (87.000€), composto por 5 troços distintos (Rua do Aido Afonso, Travessa do Monte de Baixo, Rua do Campo, Travessa do Aido Afonso e Travessa do Aido Afonso II).

Foi ainda lançada uma empreitada global de obras públicas que prevê a beneficiação de diversos arruamentos municipais e cujo orçamento é de 152.965,00€. A melhoria das condições de circulação e segurança do tráfego será visível nas seguintes freguesias e respectivas vias: Freguesia de Beduído e Veiros: Rua da Fontinha (parte), Rua Cidade Porto Novo, Rua Dr. Fernando Gomes, Rua Luís de Camões, Caminho do Paço, Rua Marques da Cruz e Rua da Misericórdia; Freguesia de Canelas e Fermelã: Rua do Corgo, Rua da Oliveira, São João e Areeiro e Rua da Amoladeira; e Freguesia de Salreu: Rua Maria de Lurdes Breu e Rua 15 de Agosto.

A Câmara Municipal de Estarreja lançou ainda o projeto de Reordenamento de Trânsito no cruzamento das Ruas Dr. Egas Moniz, Alameda dos Plátanos e Rua Alexandre Miranda, na Freguesia de Beduído e Veiros.

O Vice-presidente e Vereador das Obras Municipais, Adolfo Vidal, refere que se “trata do primeiro pacote de investimento em empreitadas para 2015, que atingirá em verbas de capital, um valor superior a 9 milhões de euros este ano”. Destaca ainda o projeto de execução do Mercado Municipal “como o primeiro passo para a sua revitalização económica, integrando-o numa operação mais alargada de reabilitação urbana”.

Adolfo Vidal sublinhou ainda que estão já “adjudicadas e contratualizadas 5 empreitadas de beneficiação de arruamentos municipais no valor global de 612 mil euros e cuja execução terá início na próxima primavera.” Serão beneficiados 5 dezenas de arruamentos.