Observaria regressa dias 11 e 12 de abril

O anúncio oficial da 2ª edição da feira Observaria teve como palco o stand da Turismo do Centro de Portugal na BTL’15 - Feira Internacional de Turismo, em Lisboa. Em 2015 Estarreja volta a erigir um importante certame dedicado ao birdwatching e ao turismo de natureza.

sexta, 06 de março 2015

Norberto Monteiro, coordenador do projeto BioRia, deu voz à apresentação pública da 2ª Observaria que se vai realizar nos próximos dias 11 e 12 de abril de 2015. Segundo o colaborador do Município de Estarreja, é intensão da autarquia “colocar Portugal e a Ria de Aveiro no mapa do birdwatching europeu”, a par de outros grandes mercados como o inglês e o espanhol. A Observaria é a única feira dedicada ao birdwatching e ao turismo ornitológico a norte de Portugal.

Nesta 2ª edição, a Observaria conta com a presença de figuras de renome no campo da observação de aves. Tim Appleton, organizador da British Bird Fair - a mais importante feira de birdwatching mundial - e David Chandler, escritor, educador ambiental e autor de 14 livros, incluindo “100 Birds to See in your Lifetime”, dão pela primeira vez o contributo nesta feira internacional de Estarreja com palestras e atividades de campo para todos os visitantes. René Pop, um dos mais completos fotógrafos de aves da atualidade, volta a viajar da Holanda com destino a Estarreja para repetir a presença na Observaria e render-se à paisagem do Baixo Vouga Lagunar. “Tentamos atrair os melhores a Estarreja e com isso também promover o território” - demonstrou Norberto Monteiro, dia 26 de fevereiro, na apresentação oficial da Observaria 2015 – Birdwatching Fair, para quem o BioRia é “o motor da Ria e de todo este turismo de natureza que temos”.

A objetiva aponta para os 3 mil visitantes

Há um ano atrás, a primeira edição da Observaria atraiu cerca de 3 mil visitantes em torno da observação de aves e da biodiversidade, um número que se quer superar. Famílias e entusiastas de todo o país estão mais uma vez convidados a encontrarem-se com os paraísos naturais de Estarreja, durante um fim de semana, com propostas centradas na observação de aves, incluindo palestras, formações, workshops, ateliers de educação ambiental, exposições, passeios (pedestres, de barco, em veículo elétrico ou kayak), voo cativo em balão de ar quente, concurso de fotografia, entre muitas outras atividades em contacto direto com o património natural. A Observaria 2015 é uma coorganização da Câmara Municipal de Estarreja e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, tendo lugar em Estarreja, mais concretamente no Multiusos, Parque Municipal do Antuã e Percursos BioRia.

Uma feira que transporta “os valores da portugalidade”

A BTL’15, que decorre até 1 de março na FIL - Feira Internacional de Lisboa, deu a conhecer a capacidade de “criar, seduzir e surpreender da Região de Aveiro”, disse Pedro Machado, Presidente da Turismo do Centro de Portugal. Nas suas palavras, a Região de Aveiro desempenhou um “papel central” na construção da marca do centro do país. A apresentação da Observaria 2015, do Município de Estarreja, foi o primeiro de sete momentos incluídos no programa dedicado à Região de Aveiro  que levou agentes turísticos, meios de comunicação social e público em geral, durante cerca de duas horas, ao stand da Turismo do Centro de Portugal, na tarde de dia 26 de fevereiro.

Em destaque na brochura Eventos Ria de Aveiro’15, lançada pela CI Região de Aveiro, a Observaria 2015 é um exemplo do trabalho de “marketing territorial”, capaz de incluir “os valores da portugalidade e dá-los a conhecer”, tornando o “território mais atraente e mais atrativo”. Pontos referidos por Ribau Esteves que, enquanto Presidente da CI Região de Aveiro, partilhou com Pedro Machado a sessão de abertura do programa dedicado à Região de Aveiro, na BTL’15.